Cervejas

A dura vida de um cr�tico de cervejas

Edu Passarelli

Edu Passarelli

Colunista do UOL
  • Orlando

    Nosso colunista compartilha os prós e os contras de ser um especialista em cervejas

    Nosso colunista compartilha os prós e os contras de ser um especialista em cervejas

Trabalhar com cervejas é um sonho, pensei assim que surgiu minha primeira oportunidade nesta área. Na época, eu tinha apenas meu blog cervejeiro e eis que me veio um convite para dar uma palestra. Mal sabia que seria a primeira de muitas. Logo, passei a receber cervejas em casas vinham de leitores do meu blog, de importadores e de produtores nacionais. Nunca escrevi mal de nenhuma, por que não considerava justo criticar publicamente o trabalho de alguém.

Assim, só publicava sobre as cervejas que eu, de alguma forma, havia achado interessante.Foi aí que veio o primeiro problema: alguns dos que me mandaram cervejas começaram a questionar o motivo de seus produtos não ‘ganharem’ espaço no meu site. Você já tentou falar para uma mãe que seu filho é feio?  Foi mais ou menos essa dificuldade que enfrentei!

E, certamente, mesmo usando de toda a educação e tato, comecei a ganhar meus primeiros inimigos no meio da cerveja. Mais um tempo e comecei a escrever também em jornais e revistas. Muitas vezes, fazia visitas a bares ou cervejarias para escrever minhas matérias. Sempre fui muito bem tratado e até fiz boas amizades. Pelo mesmo motivo das avaliações de cervejas, nunca publiquei algo que me desagradou. Claro que vieram mais alguns inimigos!

Por último, resolvi também empreender na área de cervejas: abri um bar. E é claro que neste bar eu tinha uma bela carta de geladas, com rótulos que selecionei dentre os que eu acreditava serem os melhores para o consumidor, negócio e conceito da casa. Muita gente acabou ficando de fora, por motivos variados, nem sempre ligados à qualidade. Resultado? Mais inimigos!

Mas o saldo é positivo. Muito positivo! Desde que comecei a trabalhar com cervejas ouço de meus amigos, e até dos inimigos, que tenho a melhor profissão do mundo! Mas, como diz o ditado popular: 'Todo mundo vê as cachaças que eu bebo, mas não os tombos que eu levo'. Ao contrário da minha época de estudante, hoje meus pais têm orgulho de minha relação com a cerveja.

Se alguém me vê até tarde em um bar, posso dizer que estava fazendo hora extra. E o curioso é que outro dia fiquei até tarde trabalhando no escritório. Tarde mesmo. E sem beber. Cheguei em casa e minha mulher perguntou o que eu fazia na rua até aquela hora.

- Amor, estava trabalhando.

Ela chegou perto de mim, observou e bradou:

- Mentiroso! Certamente estava na farra, você não bebeu!

Isso que dá trabalhar com cerveja...

 

Edu Passarelli

Edu Passarelli é especialista em cervejas e autor do Blog Edu Recomenda. É dono de bar. E foi nesse mundo, em uma dia qualquer da década de 90, que provou uma cerveja especial. E não parou mais. Blog Edu Recomenda

UOL Cursos Online

Todos os cursos