Topo

Acabou o gelo? Não sabe o que servir? Veja soluções para encrencas na ceia

Do UOL, em São Paulo

14/12/2015 16h56

Todo mundo tem uma história de uma ceia que acabou em confusão: acabou o gás do botijão na hora de assar o peru, ninguém achava o abridor de garrafas ou então deu briga porque as bebidas não estavam geladas.

E para quem decidiu ser anfitrião pela primeira vez, o nervoso só aumenta: como eu acomodo todo mundo em casa? Será que tem comida o suficiente? E o que fazer se alguém tiver alergia ao menu? E se chegar mais gente do que o combinado?

Confira a seguir algumas respostas para estas e outras dúvidas de quem irá receber os amigos e parentes em casa para as festas de fim de ano - e garanta uma ceia ou almoço sem stress e com diversão.

  • Getty Images

    Antes de começar a festa

    A ceia é na sua casa este ano? Não custa nada se adiantar na preparação. Primeiro, separe toda a louça, copos e travessas que acha que serão necessárias para servir a comida - se acha que não vai dar conta e não quer usar descartáveis, apele: peça emprestado para os parentes ou alugue com empresas especializadas em festas.

    E por mais que você queira convidar todos os amigos para a festa, seja realista em relação ao espaço: planeje a lista de convivas de acordo com a capacidade máxima do lugar onde vai acontecer a festa. Se por acaso os convidados trouxerem mais gente, faça como nos bufês: diminua as porções para que todo mundo possa se servir e, se possível, produza mais guarnições, como arroz e salada.

  • Getty Images

    Discutindo o menu

    O espaço é pequeno e não vai dar para servir todo mundo sentado à mesa? Vale a pena investir em uma bela mesa de canapés e petiscos para todos. Outra sugestão é focar no serviço à americana (em que as pessoas não sentam à mesa) com pratos que não precisam ser cortados, como risotos ou picadinho. Assim, evita-se a confusão de sentar com o prato no colo e não ter como manejar garfo e faca sem causar sujeira.

    Pergunte se os convidados têm alguma restrição alimentar antes de montar o menu - itens como amendoim ou frutos do mar, por exemplo, podem ser fatais para alérgicos. Já se a festa é mais informal, em que cada um traz um prato para montar o menu, pergunte antes quem fica responsável por qual iguaria e se vai precisar de espaço no forno ou na geladeira antes de servir. Assim, evitam-se dois problemas: repetição de prato e falta de espaço para acomodar tudo.

  • Divulgação

    Bebida quente ninguém merece!

    Vai precisar de espaço na geladeira? Despache as garrafas e latas de bebida para o tanque de lavar roupa ou para baldes com muito gelo. O importante é colocar tudo para gelar pelo menos duas horas antes de começar a festa.

    Para gelar depressa vinho e cerveja, há quem apele para o truque de embrulhar as garrafas de vidro em panos molhados e colocar no freezer por dez minutos. Só fique de olho ou delegue alguém para tirar as garrafas a tempo, do contrário são dois problemas: arranjar mais vinho ou cerveja e descongelar a bebida e o pano de prato...

  • Divulgação

    Kit contra imprevistos

    Parece praga, mas o abridor de garrafas ou a colher de servir sorvetes parecem que somem quando você mais precisa deles. Para evitar dor de cabeça, deixe-os separados junto com outros itens, como porta-guardanapos, pegadores de gelo e talheres para servir os pratos. Também lembre-se de pequenos "salvadores da pátria" como caixas de fósforos, saleiros e - para evitar problemas na hora de esquentar a comida - um botijão de gás extra.

    E, para evitar problemas durante a festa, tenha na porta da geladeira uma lista com os seguintes telefones: da entrega de gelo 24 horas na sua região (algumas empresas disponibilizam este serviço, especialmente no fim de ano), da distribuidora de gás, do ponto de táxi e do pronto-socorro mais próximo.