Topo

Aprenda a salvar a decoração do seu bolo sem ser o Cake Boss

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 07h00

A temporada dos programas de culinária está em alta na televisão, reforçada com a estreia da "Batalha dos Confeiteiros", comandada pelo confeiteiro norte-americano Buddy Valastro na Record.

O Cake Boss é conhecido, entre outras coisas, pelas decorações chamativas de seus bolos - coisa que gerou uma série de imitadores e inspirou muita gente a imitar os modelos em casa. Se o gosto para fazer bolos é sua praia, mas sacos de confeiteiro, fondant e pasta americana são seus inimigos jurados, saiba que dá para salvar a decoração do doce sem precisar de pirotecnia nem de grandes equipamentos.

O primeiro cuidado para decorar bolos, não importa o método, é esperar que a massa esteja fria antes de começar a aplicar a cobertura. Para garantir uma superfície mais reta, corte uma camada fina do topo do bolo com uma faca serrilhada. Espalhe uma fina primeira camada de cobertura por cima do bolo e espere secar antes de aplicar uma segunda camada - se necessário, coloque o bolo na geladeira. Isso ajuda a "segurar" as migalhas no lugar, dando um acabamento mais interessante para o doce.

Veja a seguir outras sugestões para turbinar os bolos caseiros e conquistar elogios na hora da sobremesa, mesmo não sendo nenhum discípulo do Cake Boss.

  • Getty Images

    Ganache salvadora

    É o clássico da decoração de bolos: na dúvida, apele para quantidades generosas de ganache para cobrir o topo e as laterais do doce. Deixe a calda esfriar um pouco antes de espalhar pelo bolo, mas aja depressa: depois de fria, a cobertura é mais difícil de manipular. Não tem espátula especial para alisar o topo? Vale usar as costas de uma colher de sopa.

  • Getty Images

    A cereja (e os morangos) no topo

    Qualquer bolo com uma boa calda ou cobertura de chantilly fica ainda mais charmoso com frutas frescas no topo. O clássico são morangos (cortados ou não), mas frutas vermelhas, maçãs carameladas e até detalhes com frutas secas ou mesmo gengibre em calda também rendem ótimas decorações comestíveis.

  • Getty Images

    Brigadeiro, caramelo...

    Cobrir o bolo com brigadeiro mole, calda de caramelo ou ainda com chantilly misturado com morangos também são boas sugestões para um acabamento delicioso e que não demanda tanta prática em decoração. Para as laterais, cubra com raspas de chocolate, granulados, raspas de coco ou ainda com castanhas de caju.

  • Getty Images

    Suspiros

    Ainda no topo do bolo: se você não está confiante para manejar o saco de confeiteiro e fazer bicos com glacê ou chantilly, use suspiros prontos para decorar. Junto com raspas de chocolate, é uma maneira deliciosa e rápida para esconder eventuais calombos da massa.

  • Getty Images

    Colorindo com confeitos

    Não se limite ao granulado de chocolate tradicional na hora de decorar o bolo: invista em confeitos coloridos, bolinhas de arroz, granulados diferentes e itens como açúcar granulado colorido ou glitter comestível (à venda em lojas de produtos de confeitaria). Para as laterais, vale colocar chocolates recheados ou lâminas de chocolate próprias para enfeites.