Topo

Arte no Talher: artista cria quadros detalhados em colheres de sopa

Do UOL, em São Paulo

01/02/2016 18h55

Brincar com comida, todo mundo brinca - mas tem gente que leva o negócio a outro nível. É o caso da arquiteta romena Ioana Vanc e seus quadros. Apaixonada por fotografia e muito detalhista, ela cria verdadeiros universos com restos de comida, utilizando uma colher de sopa como tela. 

As imagens chamam a atenção em sua conta no Instagram, onde posta fotos de suas criações, sempre dando a lista dos materiais utilizados para a montagem das fotos: cascas de frutas, fatias de vegetais, cascas de pão e muita, muita paciência. 

  • Divulgação/instagram.com/ioanavanc/

    Em uma galáxia muito, muito distante...

    O robô mais popular do momento, o simpático BB-8 de "Star Wars - O Despertar da Força", foi recriado na colher com a ajuda de cascas de toranja e rodelas de nabo. A arquiteta também fez imagens de outros personagens da saga, como Darth Vader e Chewbacca.

  • Divulgação/instagram.com/ioanavanc

    É Carnaval em Veneza

    Esta detalhada máscara do Carnaval de Veneza, acredite se quiser, foi montada com cascas de maçãs, peras, limão siciliano e berinjelas. A arquiteta conta que se diverte com a ideia de criar obras de arte em pequena escala, sempre utilizando materiais inusitados.

  • Divulgação/instagram.com/ioanavanc

    Templo

    Ioana também cria cenários completos dentro das colheres. Este templo chinês, por exemplo, utilizou pedaços de pepino, berinjelas, peras, maçãs e cascas de pão para montar a imagem no menor espaço possível.

  • Divulgação/instagram.com/ioanavanc

    As maçãs do senhor Jobs

    Steve Jobs, criador da Apple, foi homenageado por Ioana Vanc com um retrato feito a partir de cubos minúsculos de maçãs vermelhas, cortados milimetricamente. A artista também retratou celebridades como o chef inglês Jamie Oliver e a atriz Audrey Hepburn, entre outros.

  • Divulgação/instagram.com/ioanavanc

    No lago

    Cascas de pepino e de pão são a base para recriar estas duas garças dentro de uma colher de sopa. Os detalhes em preto são feitos a partir da casca de um tipo de nabo, cortados em tiras finíssimas.