Topo

Bolos mais fofos e milanesas crocantes: veja vários usos do amido de milho

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

24/10/2016 16h44

O bom e velho amido de milho é um desses ingredientes que sempre estão na despensa - e que servem para muito mais coisa do que se imagina.

Para quem acredita que o produto é útil apenas para fazer mingau, engrossar molhos ou ainda para preparar biscoitos ou alfajores, saiba que ele tem outros usos culinários que caem como uma luva em doces e salgados.

  • Divulgação

    Para bolos mais macios

    Este é o segredo de muitas confeiteiras: substituir parte da farinha de trigo por amido de milho na hora de preparar bolos. Uma proporção muito usada é retirar duas colheres de sopa de farinha de cada xícara pedida pela receita e adicionar duas colheres de amido. Isso deixa a massa mais fofa e aerada.

  • Divulgação

    Para panquecas mais leves

    O mesmo princípio dos bolos também funciona com panquecas - substituindo até 1/3 da farinha de trigo pedida pela receita por amido de milho, consegue-se uma massa mais leve para a preparação tradicional, que depois pode ser recheada com carne moída, frango ou legumes. Há também quem faça panquecas somente com o amido para driblar a intolerância ao glúten.

  • Reprodução TV UOL

    Para empanar bifes

    Quem gosta de milanesas sabe como é chato quando o empanado descola da carne ao fritar. Uma dica para evitar que isso aconteça é adicionar uma ou duas colheres de amido aos ovos: isso ajuda a "colar" melhor a farinha na hora de empanar. Também é possível misturar o amido à farinha temperada, para uma casca mais crocante.

  • Rodrigo Capote/UOL

    Para firmar o recheio do bolo

    Cremes de confeiteiro às vezes demandam uma ajuda extra de amido de milho na hora do preparo, especialmente quando são base de sustentação de um doce (caso, por exemplo, dos naked cakes). Utilizando o amido na receita, o creme fica mais espesso, o que ajuda a manter as camadas do bolo no lugar. Algumas receitas de cheesecake e de tortas geladas também contam com o ingrediente: o amido ajuda a deixar a sobremesa mais firme.

  • Leo Feltran

    Para almôndegas e bolinhos mais crocantes

    Uma sugestão pouco usual, mas que garante almôndegas mais crocantes e secas após fritar: misturar um pouco de amido de milho à carne moída. O mesmo princípio também se aplica a receitas de bolinhos de arroz e croquetes.