Topo

Com gordura ou sem, em bife ou cubinhos? Saiba comprar a carne de todo dia

Do UOL, em São Paulo

27/01/2016 07h00

Não há como negar: a carne ainda é uma preferência nacional - seja para fritar ou assar, para o churrasco ou ainda moída para se transformar em bolinho, molho ou recheio. 

E embora todo mundo tenha suas preferências no preparo, uma coisa é igual para todos: na hora de comprar o bife nosso de todo dia, é preciso tomar cuidado para não levar um ingrediente de má qualidade. A boa notícia? Com boas dicas, dá para acertar logo de cara ao ir para o açougue e se preparar para criar refeições muito saborosas.

  • Getty Images

    Questão de aparência

    Carne vermelha precisa ser justamente isso - vermelha. Ou seja, nada de manchas ou áreas escuras nos bifes. A peça também precisa ser firme e sem viscosidade. Se possível, olhe dos dois lados da peça, para garantir que não está levando algo "disfarçado". Preste também atenção ao odor: se for muito forte, não compre. A gordura da carne deve ser branca ou amarelo-pálida: um tom mais escuro indica que a carne já não é tão nova assim.

  • Divulgação

    Carne moída

    Se for possível, moa a carne em casa no processador. Se preferir comprar o produto já pronto, peça para que moam a carne na hora - além de garantir um produto mais fresco, é certeza de que você está levando a carne pela qual comprou e não uma mistura de peças. Para hambúrugeres e bolinhos, vale moer junto um pouco da gordura da carne, o que dará mais sabor para o prato.

  • Getty Images

    Para o ensopado

    Cortes como acém, coxão mole e ponta de agulha rendem bons ensopados, porque resistem bem ao cozimento lento. Ao comprar a carne já cortada para ensopados, verifique se não há nervos ou gordura muito esponjosa nos cubos. Atente-se também à cor: evite peças com tons escuros ou com toque viscoso.

  • Getty Images

    Carnes magras

    É fato: a gordura na carne deixa-a mais saborosa e úmida. Dependendo do prato a ser preparado, vale a pena mantê-la na hora da compra, mas sempre é possível pedir para o açougueiro remover os excessos. Cortes mais magros, como patinho, coxão mole ou peixinho, demandam uma atenção maior na hora do preparo: vale utilizar um pouco mais de tempero para garantir o sabor.

  • UOL Receitas

    Não largue o osso

    Carnes com osso são uma boa aposta para uma refeição saborosa. Por serem bons condutores de calor, eles ajudam a reduzir o tempo de cozimento, além de darem um sabor mais intenso para os pratos. Na hora de comprar, escolha as peças mais altas e observe a gordura: ela não pode ter cor intensa, sinal de que não estão muito frescas.