Topo

Creme Brûlée para todos: 3 passos para fazer o doce em casa - sem maçarico!

Do UOl, em São Paulo

04/02/2016 18h22

Sobremesa de origem francesa, o creme brûlée é um doce dos mais charmosos e sedutores - culpa, provavelmente, daquela deliciosa casquinha de açúcar em cima do creme de baunilha, que convida a ser quebrada.

O doce, em si, não é difícil de preparar: trata-se de um creme de ovos, baunilha e leite, servido em tigelas individuais. O desafio é criar a camada de açúcar que dá nome ao doce (brûlée, em francês, quer dizer "queimado"). Os restaurantes usam maçaricos de cozinha, método rápido e prático - mas também pouco acessível para o cozinheiro amador.

Para resolver o dilema, a chef Renata Braune, do La Reina em São Paulo, ensinou um método bem prático para conseguir a tão cobiçada camada de açúcar queimado no creme com um equipamento que todos tem em casa: uma colher de sopa! Veja abaixo como fazer e avise em casa que hoje é dia de sobremesa especial!

  • Carol Gherardi/UOL

    Aqueça a colher

    Após preparar e assar o creme, espalhe açúcar por cima dos potinhos - a quantidade depende do tamanho do recipiente, mas deve cobrir toda a superfície do doce em uma camada uniforme. Se você colocou o doce antes na geladeira, seque o topo com papel-toalha antes de salpicar o açúcar.

    Em seguida, prepare para aquecer uma colher de sopa na boca do fogão (você também pode utilizar uma concha). Segure o cabo da colher com uma luva térmica ou um pano de louça: todo cuidado é pouco para não se queimar! Pelo mesmo motivo, evite talheres com cabo de plástico.

  • Carol Gherardi/UOL

    Pressione a colher sobre o açúcar

    Após aquecer a colher, coloque-a sobre a camada de açúcar para derretê-lo. Pressione com cuidado, para não amassar o creme logo embaixo. Se preciso, repita a operação até que todo o açúcar esteja bem queimado.

  • Carol Gherardi/UOL

    E leve à mesa

    Espere que a casca esfrie um pouco antes de servir - e prepare-se para receber os elogios!