Topo

Maionese caseira sem mistérios: aprenda como preparar

Do UOL, em São Paulo

02/05/2016 17h34

Boa parte dos cozinheiros de primeira viagem encara a ideia de fazer maionese em casa como um bicho de sete cabeças. Não é para tanto: o molho é uma receita simples, com poucos ingredientes - só demanda atenção total. Ou seja, não é bem prato para se preparar enquanto se checa as redes sociais. 

O segredo do sucesso é saber dosar o ingrediente principal - óleo - bem devagar. Ter pressa na hora de adicionar o ingrediente ou errar na quantidade é pedir para que o molho desande. " A maionese pra mim é como uma sobremesa - pode ser simples de fazer, mas se não for seguida a receita à risca, ela separa", conta o chef executivo Demetrio Grandinetti, que cuida de restaurantes como a lanchonete General Prime Burger, em São Paulo.

Preparado para o desafio? Então é só seguir o passo a passo a seguir. Os sanduíches esperam! 

  • Leonardo Soares/UOL

    Ingredientes

    Para cerca de uma xícara de maionese, a receita do chef Demetrio pede:
    2 gemas de ovos
    1 colher de sopa de mostarda
    Suco de um limão
    Meia xícara de chá de óleo
    Sal e pimenta a gosto

  • Leonardo Soares/UOL

    Primeiros passos

    Em uma tigela, coloque as gemas, a mostarda e o suco de limão. Demetrio utiliza os ingredientes um pouco mais gelados, ao invés de temperatura ambiente.

  • Leonardo Soares/UOL

    Misturando

    Tempere com sal e pimenta e, em seguida, misture tudo com a ajuda de um batedor de ovos. Quando a mistura estiver bem homogênea, é a hora de adicionar o óleo.

  • Leonardo Soares/UOL

    O momento de atenção

    Acrescente o óleo lentamente, sempre batendo a mistura. Pode-se usar um bico medidor (como os utilizados em garrafas de azeite) ou mesmo uma colher de chá para ir adicionando o ingrediente, literalmente, em gotas. O segredo é adicionar o óleo aos poucos, à medida que ele for incorporado na mistura.

  • Leonardo Soares/UOL

    Emulsão

    Indo devagar e misturando sempre, a emulsão - ou seja, quando a maionese deixa de ficar líquida e vira um creme - demora cerca de cinco minutos. Acerte o tempero a gosto e sirva. Se a maionese for feita com gemas frescas, ela dura de um dia para o outro, de acordo com o chef Demetrio. Se foram utilizadas gema pasteurizadas, o molho dura até três dias, sempre refrigerado.

  • Leonardo Soares/UOL

    Um toque especial

    "A receita básica, por ser bem neutra, serve de base para adicionar sabores", explica Demetrio. Depois que a misutra está feita, pode-se acrescentar temperos como páprica, wasabi, ervas finas ou curry, entre outros. Outra sugestão é misturar alho assado e amassado, ou ainda pimentas como Tabasco ou jalapeño bem picada a gosto.