Topo

Manchou? Queimou? Use truques do tempo da vovó para resolver

Do UOL, em São Paulo

20/01/2016 15h31

Por mais moderna e funcional que seja a sua cozinha, alguns perrengues permanecem os mesmos. Quando a geladeira fica com aquele cheiro impossível de cebola (ou pior, de comida estragada) ou quando a despensa está com as paredes manchadas de mofo, bate aquele desespero para resolver a qualquer custo.

Nesta hora, sempre é bom contar com a ajuda de uns truques do tempo da vovó que parecem estranhos, mas funcionam que é uma beleza. Vale também apelar para a ajuda de livros como o clássico "Sebastiana Quebra-Galho" (ed. Record), escrito em 1978 por Nenzinha Machado Salles e considerado o manual para resolver encrencas domésticas.

Confira abaixo algumas soluções à moda antiga para alguns problemas na cozinha - é certo que, em algum momento, você irá realmente precisar de um deles...

  • Reprodução/shutterstock

    Para remover cheiros da geladeira

    Quem já teve o desprazer de ter comida estragada dentro do refrigerador nunca mais esquece o odor. Para remover o cheiro, desligue o aparelho e limpe as paredes internas com uma mistura de um litro de água morna e uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e seque bem. Para retirar de vez o mau cheiro, deixe uma xícara de pó de café no fundo de uma das prateleiras. O ingrediente absorve os odores indesejados.

  • Getty Images

    Queimados no fogão

    A forma do bolo transbordou e caiu massa na base do forno aceso? Esqueceu o assado e ele acabou queimando? Mesmo após remover as sujeiras da placa de metal, o cheiro de comida queimada acaba permanecendo por um tempo. A sugestão do livro "Sebastiana Quebra-Galho" pode ser estranha, mas quem usou garante que funciona: espalhe sal dentro do forno. Com isso, o aroma queimado é absorvido. Depois, é só limpar novamente.

  • iStock

    Acondicionando açúcar e sal

    Quem reside em clima úmido já sabe: açúcar (em especial o mascavo) e sal empelotam nos potes com facilidade. No caso do açúcar, ele não endurece se for acondicionado em um pote grande com algumas ameixas-pretas, que se encarregam de "chupar" a umidade. Para o saleiro, o velho truque de adicionar grãos de arroz secos funciona muito bem.

  • Getty Images

    Se livrando do mofo...

    Vinagre branco é uma ótima arma para combater o mofo nos armários da despensa. Borrife o líquido nas paredes e depois passe um pano úmido, deixando secar com as portas abertas. Para evitar que a umidade estrague os alimentos, há quem aposte em deixar giz branco nas estantes ou potes com bicarbonato de sódio nos fundos do armário para captar a umidade.

  • Getty Images

    ...e do cheiro de alho nas mãos

    Um truque aparentemente esdrúxulo ajuda a se livrar do cheiro de alho nas mãos após lidar com o ingrediente: esfregar uma colher de inox nas mãos após picar o ingrediente. Depois, é só lavar com água e sabão. Há quem sugira também esfregar a casca de um limão para remover o cheiro.

  • Getty Images

    Adeus, manchas nas panelas

    Tão ruim quanto comida queimada é ter que lidar com a panela manchada depois. Uma sugestão para tirar manchas das panelas de alumínio é leva-la ao fogo com uma mistura de água e suco de limão. Ferva a água até clarear a panela - depois, é só lavar normalmente.