Topo

Pão de queijo perfeito: o guia certo para fazer o melhor quitute brasileiro

Do UOL, em São Paulo

26/09/2016 19h05

Crocante por fora, fofo e recheado por dentro: pão de queijo é paixão nacional e disso ninguém duvida. Mas nem sempre todas as fornadas do bolinho saem do jeito que a gente espera, seja em casa ou na padaria mais próxima. Afinal, o que é preciso para conseguir fazer o pão de queijo perfeito, aquele para ninguém botar defeito?

A resposta é simples: um queijo de boa qualidade é essencial para qualquer pão de queijo dar certo. Agora que você já sabe o segredo, Aprenda as regras básicas para fazer um belo quitute:

  • Getty Images

    Polvilho: azedo ou doce?

    "Se a pessoa escolher colocar só o polvilho azedo, ela vai ter um pão de queijo crocante e maior, porém oco no meio", explica Daniela Schiavon Mesquita, dona da Pãozin, em São Paulo. "Se optar só pelo doce, ele será mole e com mais miolo". Ela conta que aprendeu desde pequena a misturar os dois, o que deixa a casca crocante e o miolo recheado.

  • Getty Images

    E o queijo?

    Mineiro que é mineiro vai sempre escolher um queijo da região da Serra da Canastra. "É o que deixa o pão de queijo com gosto de dia a dia", explica Daniela. Mas isso não significa que essa seja a única opção. Qualquer queijo que possa ser ralado sem que ele esfarele dará um bom resultado: Minas padrão, provolone e até mozarela são boas opções, e você ainda terá uma variação de sabores entre eles. Se usar um parmesão, por exemplo, ele ficará mais suave. Evite, porém, queijos cremosos (de cabra, mozarela de búfala...) que não dão a liga certa ao pão de queijo.

  • Getty Images

    Escaldar ou não escaldar?

    Muitas receitas indicam que os ingredientes líquidos do pão de queijo devem ser acrescentados ao secos enquanto estiverem fervendo, a chamada escaldação. Segundo Daniela, isso só é necessário se o polvilho for artesanal, pois ajuda a dissolver os grumos. No caso do polvilho industrializado, vendido nos supermercados, basta adicionar a água e o óleo na temperatura ambiente.

  • Divulgação

    Pode congelar?

    Congelar o pão de queijo é possível, mas apenas se ele ainda não estiver assado. Para isso, faça as bolinhas, coloque em uma assadeira e leve ao congelador por cerca de três horas. Dessa maneira, eles podem ser armazenados em um saquinho e assados no momento que você quiser, indo direto ao forno, sem descongelar.

  • Divulgação

    Nem só de queijo

    Alho, pimenta, pistache, açafrão: também é possível dar sabor ao seu pão de queijo. As opções são infinitas e podem ser incorporadas à massa antes de assá-los. Ou então recheá-los com carnes doce de leite, goiabada, requeijão e outros ingredientes cremosos.