Topo

Prato para um: como adaptar receitas para porções menores sem problemas

Do UOL, em São Paulo

19/11/2015 15h15

Quem mora sozinho já passou por esta situação complicada: fazer uma receita maravilhosa, mas que rende de quatro a seis porções -e passar a semana inteira comendo a mesma coisa...

Congelar parte do prato é uma opção para resolver a questão do desperdício e da "reprise" no menu, que desanima qualquer um. Mas também é possível resolver o dilema direto na hora do preparo, reduzindo o número de porções da receita.

E é aí que começam os problemas: é fácil concluir que, quando a receita pede uma xícara de um ingrediente, dá para colocar apenas meia xícara -mas e quando a quantidade pedida é algo como 2/3 de xícara? O tempo de forno também precisa ser reduzido? E quando a receita pede apenas um ovo, como se corta pela metade?

Veja abaixo algumas conversões úteis na hora de diminuir o tamanho das porções e nunca mais desperdiçar comida boa.

Pela metade: como reduzir porções de uma receita

  • Getty Images

    Medidas em xícaras

    OK, reduzir de uma xícara para meia xícara é fácil - mas quando a receita pede 1/3 xícara? Daí é só apelar para a conversão: em medidas padronizadas, uma xícara equivale a 16 colheres de sopa. Daí, 1/3 de xícara dá 5 colheres de sopa, enquanto 1/4 xícara é igual a 4 colheres de sopa do ingrediente.

  • Reprodução/Chemistry on Your Table

    Metade de um ovo

    É uma das dúvidas mais comuns na hora de refazer uma receita: o que fazer quando a lista de ingredientes pede itens como ovos em números ímpares? Tem um jeito de fazer a divisão: quebre os ovos em uma jarra medidora, misture bem e utilize metade do conteúdo (é possível acondicionar o restante do ingrediente no freezer ou na geladeira).

  • Getty Images

    Trocando de formas

    No caso de receitas que precisam de formas (como bolos, pães e pratos gratinados), além do tamanho, preocupe-se com a profundidade do recipiente. Se as instruções pedem que a massa ocupe metade da forma, por exemplo, encontre um recipiente que comporte a quantidade menor da receita da maneira correta, para não desandar na hora de assar.

  • Getty Images

    Tempo de forno

    Um erro clássico de quem divide a receita pela metade: achar que o tempo de forno também é para ser cortado ao meio. O fato é que nem sempre isso é necessário. O ideal é começar a monitorar o prato a partir da metade do tempo recomendado pela receita, verificando a cada dez minutos se é preciso deixar mais um pouco assando.