Topo

Sopa de Tudo: combine ingredientes e transforme tudo em sopas deliciosas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/06/2016 16h27

O dia está frio e não deu tempo de abastecer a geladeira. Desespero? Nada disso. Com poucos ingredientes dá para fazer uma saborosa e revigorante sopa.

Água, legumes e temperos básicos já são suficientes para preparar uma boa receita. Se tiver caldo caseiro congelado de carne ou de frango, o sabor fica ainda melhor, além de acrescentar mais nutrientes. Sobrou um pedaço de carne, parmesão ralado, algumas torradas? Sabendo combinar, dá para fazer sopa de tudo e conseguir uma refeição completa.

Confira nossas dicas para tirar o melhor proveito desse prato típico de inverno e mãos à obra!

  • Tadeu Brunelli/UOL

    Caldo: a base de tudo

    Embora as receitas de sopa fiquem boas apenas com água, um caldo caseiro deixa tudo mais gostoso. A versão apenas com vegetais é a mais simples de todas - fica pronta em meia hora. Basta cozinhar em bastante água cebola, salsão e cenoura picados grosseiramente junto com ervas como louro e salsinha. Conte o tempo a partir da fervura, mantendo o caldeirão em fogo brando. Depois de pronto e peneirado, o líquido pode ser resfriado e usado em seguida, ou congelado para uso posterior.

    As versões com carnes levam carcaça de frango (crua ou assada), pedaços ou aparas de carne e ossos bovinos (em geral assados, para um sabor caramelado). No caso dos caldos de peixe e frutos do mar, usam-se as espinhas e cascas de camarão. Um pouco de vinho branco realça o sabor.

  • Fabio Rossi/Divulgação

    Vegetais

    Vegetais são a alma de qualquer sopa. Cebolas são o melhor exemplo: entram como tempero em praticamente todas as receitas, e ainda podem virar protagonista, como na famosa Sopa de Cebola Francesa. O alho também é um dos temperos básicos das sopas e pode entrar cru, bem picado, ou ser refogado com os demais ingredientes.

    Tomates, abóboras e cenouras também funcionam como protagonistas em diversas receitas de sopas, especialmente as versões em creme. O segredo, nestes casos, é temperar bem para que o prato não fique insosso. Gengibre combina bem e levanta o sabor, especialmente com abóbora e cenoura.

  • Divulgação

    Verduras

    O interessante de usar verduras como couve ou repolho nas sopas é manter um pouco de sua crocância. Por isso, é melhor é acrescentá-las no último minuto, para que não fiquem molengas nem percam a cor. As mais firmes, como brócolis e couve-flor, ficam perfeitas com alguma raiz ou tubérculo, como inhame ou batata. Basta cozê-los juntos e, ao final, bater tudo no liquidificador ou com mixer de mão, até obter um creme aveludado.

  • Divulgação

    Para uma boa canja

    As sopas com legumes e pedaços de carne, como a tradicional Canja de Galinha, são práticas e ricas em nutrientes. Uma versão leve e rápida combina peito de frango em cubos, batatas, cenouras e algum vegetal aromático, como salsão ou alho-poró, além de cebola, alho e louro. Se feita com peito de frango com osso, fica com o sabor ainda mais pronunciado. Ao final, adiciona-se arroz e cozinha-se por cerca de 15 minutos mais, até o grão ficar macio. Asas de frango tostadas no forno também podem ser usadas como base para a canja.

  • Divulgação

    Carnes e peixes

    O músculo bovino é um corte muito apreciado em sopas. Recomenda-se o cozimento em panela de pressão, por cerca de 40 minutos, até ficar bem macio. Depois, acrescentam-se os legumes e temperos a gosto.

    Já as sopas feitas com peixes e frutos do mar costumam ser bem marcantes no paladar. Uma boa opção é fazer o caldo com cascas de camarões, aparas e espinhas de peixes. Se usar os pescados em si, estes devem ser acrescentados ao final do cozimento, para não passarem do ponto. Tomates e coentro são bons temperos para esse tipo de sopa

  • divulgação

    Arroz, batata e macarrão

    Nas sopas do dia a dia, a batata é uma grande estrela. Combinada apenas com alho-poró picado e cebola, vira uma sopa aveludada e sedosa, que pode ser consumida quente ou fria. No lugar da batata, ingredientes como inhame, mandioquinha e mandioca também são boas sugestões.

    Macarrão e arroz também são básicos para as sopas. Se não encontrar massas pequenas, como o risoni ou as famosas letrinhas, vale quebrar o espaguete até obter pedaços menores. No caso do arroz, o agulhinha polido é perfeito, pois cozinha rápido e absorve bem o sabor do caldo. Se optar pelo integral, considere o dobro do tempo de cozimento.

  • Divulgação

    Grãos e feijões

    Feijões cozidos, com ou sem tempero, podem ser reaproveitados em sopas. Se os grãos forem grandes e firmes, como o feijão branco, devem ser acrescentados já prontos ao final do cozimento. Já o feijão preto e o carioquinha podem virar deliciosos caldinhos: basta batê-los no liquidificador com um pouco de caldo do cozimento ou água quente.

    Grão-de-bico cozido, cevadinha e milho também combinam com sopas, em especial as que levam legumes e algum tipo de carne. O grão-de-bico fica particularmente bom com bacon e linguiça. Já o milho combina com sopas e cremes à base de aves e vegetais.

  • Divulgação

    Acompanhamentos

    Na hora de servir, pequenos detalhes fazem a diferença. Um fio de azeite extravirgem complementa o sabor da maioria das sopas, assim como queijo parmesão ralado. A sopa de músculo ou a canja, por exemplo ficam deliciosas com adicionais leves, como salsinha picada e um pouco de pimenta-do-reino moída na hora. Torradas amanteigadas e brusquetas com coberturas diversas sempre vão bem, assim como pão simplesmente torrado, regado com azeite e polvilhado com sal.