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Veja conselhos para ir a um restaurante fino sem medo

Ir a um restaurante fino não é motivo para tensão nem preocupação - Getty Images
Ir a um restaurante fino não é motivo para tensão nem preocupação Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/09/2015 17h46

É uma ocasião especial ou então surgiu a oportunidade de ir a um restaurante mais refinado, mas você está com um pouco de receio de dar vexame na hora? Acredite: não tem motivo algum para ficar intimidado diante do cenário novo.

"Não precisa se preocupar. Até porque a equipe do restaurante quer que você tenha uma experiência agradável", explica a consultora de etiqueta Claudia Matarazzo. "Na dúvida, não tenha medo de perguntar para o mâitre ou o garçom. Diga que é sua primeira vez e pergunte como funciona, o que ele recomenda... A naturalidade é a melhor coisa nessas horas."

Com algumas dicas simples e muito bom-senso, a noite especial vai ficar na memória. Veja abaixo como encarar sem problemas algumas das situações que podem gerar algum embaraço e aproveite a ocasião em grande estilo.

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    Chamando o garçom

    Nada de estalar os dedos, nem de assobiar ou agitar os braços. "Apenas levante a mão e mantenha o contato visual", explica Claudia. "O garçom tem treinamento para saber esse tipo de coisa." Se preciso, chame quando ele passar pela mesa, mas nunca como "campeão" ou "chefe" ou qualquer outro apelido. "Chame pelo cargo dele: garçom", diz Claudia.

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    Na dúvida com o menu

    Se você abriu o cardápio e se deparou com nomes estrangeiros, não hesite: peça ajuda. "Na maioria da vezes, o menu já tem a tradução dos termos estrangeiros, mas se não deu para entender, pergunte. O garçom está lá para ajudar nesse tipo de situação", conta Claudia. "Pergunte como é feito, quais os acompanhamentos, sem medo."

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    Deixe a foto para outra hora

    "O Instagram é uma febre, mas eu acho uma breguice sem tamanho tirar foto de comida. Nenhum cozinheiro curte isso", diz a consultora. "O chef se mata para criar o prato e para fazer que ele chegue à mesa no momento certo - e a pessoa fica dez minutos tirando foto. Aí a comida esfria e a pessoa acaba reclamando." A sugestão é deixar o celular bem guardado dentro da bolsa e aproveitar o clima sem ficar atualizando as redes sociais a cada instante.

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    Pedindo vinhos

    A data pede um vinho, mas o sommelier sugeriu algo um pouco acima do orçamento? Não se sinta pressionado a aceitar. "Quando a pessoa pede uma sugestão, ela precisa ter uma ideia do que ela quer tomar. Um vinho francês sai mais caro, por exemplo", diz Claudia. "Uma boa relação custo-benefício são os vinhos argentinos e chilenos, além dos rótulos nacionais. Na dúvida, pergunte, por exemplo: 'com essa uva, você teria algo latino-americano?'"

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    Caso dê problema...

    Se você tiver qualquer problema durante o jantar, peça para falar com o mâitre ou, se for muito ruim, direto com o gerente. "Não adianta reclamar com o garçom, porque a culpa não é dele", diz a consultora. "Seja sempre educado e mantenha a voz baixa, porque a partir do momento que você grita, você perde a razão." Um bom gerente saberá contornar a situação, oferecendo-se para não cobrar a conta, por exemplo.

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    Ih, quebrou!

    Derrubou o copo? Trincou sem querer a xícara de café? Acalme-se. "Quando se trata de copos, talheres e outros itens de uso da casa, o restaurante já está preparado para cobrir o objeto em caso de danos", diz Claudia. Se o acidente foi com algum enfeite da casa, converse com o gerente.