Topo

Veja pratos que chamavam atenção nos filmes - e que estão ao nosso alcance

Do UOL, em São Pauloas

27/08/2015 19h13

Atire o primeiro balde de pipoca quem nunca salivou diante de uma cena de filme particularmente apetitosa.

E nem precisa ser algo especialmente gastronômico como o sempre citado "A Festa de Babette" (1987) ou, mais recentemente, a animação "Ratatouille" (2007). Quem foi criança ou adolescente nos anos 1980 lembra, sem esforço, de todos os filmes da "Sessão da Tarde" que envolviam coisas incríveis como panquecas imensas com Maple (uma espécie de melado à base de bordo), cafés da manhã que mais pareciam um almoço e delícias como brownies.

O tempo passa e aquelas delícias antes inatingíveis hoje podem ser encontradas por aqui com certa facilidade. Confira abaixo alguns dos pratos de cinema que todo mundo adorava e se prepare para ficar com fome!

Comida de Cinema

  • Mac and Cheese (macarrão com queijo derretido)

    A mistura chamativa de macarrão com molho de queijo -aquecida no microondas, ainda por cima!- era um mistério para quem via filmes infantis nos anos 1980 e 1990. O prato, um dos favoritos das crianças nos Estados Unidos, é centro de um pequeno banquete natalino em "Esqueceram de Mim" (1990) - antes de Kevin (Macauley Culkin) brincar de gato e rato com os bandidos que tentam invadir sua casa.

  • Panquecas americanas

    Todo mundo queria ter um tio como o atrapalhado Buck (John Candy) em "Quem vê cara não vê coração" (1989). Afinal, só ele para preparar um café da manhã de aniversário com panquecas realmente gigantescas...

  • Café da manhã completo no "diner"

    Por falar em panquecas, outra instituição dos filmes norte-americanos é o "diner" com a garçonete servindo café na jarra de vidro e pratos como ovo mexido com bacon, tortas de cereja e outros itens saborosos. Em "Feitiço do Tempo" (1993), o meteorologista vivido por Bill Murray aproveita a repetição do Dia da Marmota para se acabar em um café da manhã com delícias como donuts, tortas e tudo mais o que coubesse na mesa.

  • Brownies

    O bolo de chocolate com aparência massuda é outro prato que vive dando as caras em filmes vespertinos. Em "Talvez Algum Dia" (1978), a jovem Jessie (Denise Miller) afoga suas mágoas com a ajuda de uma forma inteira do doce, após um encontro romântico particularmente desastroso.

  • Sushi (e leite de caixinha)

    Uma geração inteira foi apresentada à comida japonesa com um filme norte-americano - no caso, "O Clube dos Cinco" (1985), quando a personagem de Molly Ringwald saca um bentô com sushi e sashimi como seu almoço durante o castigo do grupo na biblioteca. Na mesma cena, outra coisa que chamava a atenção: um dos lanches incluía uma caixa de leite - a embalagem era desconhecida por aqui na época do lançamento do filme.

  • Manteiga de amendoim

    A combinação manteiga de amendoim e geleia de uva aparece direto nas lancheiras das crianças e nos lanches nos filmes - e desafiavam a compreensão de muito espectador por aqui. A reação do misterioso Joe Black (Brad Pitt) ao provar a pasta em "Encontro Marcado" (1998) diz muito! Hoje em dia, alguns supermercados já vendem o produto por aqui.

  • Comida chinesa em caixinhas

    Muito antes do delivery ser realidade por aqui, lá estavam elas na tela do cinema: as caixas de comida chinesa entregue em casa. E impreterivelmente os personagens acabavam comendo direto da caixa, provavelmente vendo televisão - como Woody Allen e Mariel Hemingway em "Manhattan" (1979).