Topo

Visita em casa? Prepare petiscos saborosos sem apelar para salgados prontos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/05/2016 12h05

Receber os amigos em casa é uma delícia. Com petiscos gostosos e fáceis de fazer, melhor ainda. Mas esqueça o amendoim de sempre e os salgadinhos prontos. Com criatividade e um mínimo de tempo, é possível inovar nas receitas e agradar a todos, sem gastar muito.

Para começar, aposte em bons ingredientes – a maioria pode ser comprada com uma certa antecedência, o que é bom para ganhar tempo. Um pedaço de queijo de qualidade, alguns legumes frescos cortados em palitos e uma manteiga salgada para passar em fatias de pão fresco já fazem bonito sozinhos. Com alguns truques, o básico pode ficar ainda melhor.

O queijo vai ao forno até virar um creme para passar no pão. Tomates-cereja ficam uma delícia confitados com azeite, alho e alecrim, em fogo baixíssimo. E, da cozinha dos grandes chefs, chegam algumas inspirações fáceis de fazer e que impressionam, como o biscoito de polvilho de Helena Rizzo, do restaurante paulistano Maní. Confira as opções para incrementar seus petiscos e surpreenda as visitas!

  • divulgação

    Muito além do pão

    Em qualquer mesa de aperitivos que se preze, tem que ter um bom pão. Os rústicos, de casca grossa, como os pães italianos, são uma base ideal para diversas receitas. Compre os já fatiados, para facilitar. Leve as fatias ao forno por alguns minutos, apenas o suficiente para ficarem crocantes, mas ainda macias por dentro. Quando estiverem ao ponto, prepare brusquetas rápidas: esfregue suavemente um dente de alho sobre as fatias de pão tostado (um pouquinho mesmo, sem exagerar, para não ficar indigesto), e cubra cada uma delas com a cobertura de sua preferência.

    Apenas azeite e sal grosso bastam, se houver outros acepipes para compartilhar. Mas algumas coberturas são bem simples e fazem toda a diferença. Tomates picados e temperados com sal, pimenta-do-reino moída na hora e folhas de manjericão são uma opção clássica para cobrir brusquetas e torradas. Espinafre ou verduras amargas refogadas, como escarola, também rendem boas coberturas, especialmente se combinadas com queijo.

    Se quiser inovar, prepare biscoitos de polvilho bem crocantes, como os servidos pela chef Helena Rizzo, do restaurante Maní. À base de polvilho azedo, água, óleo e leite, esse biscoito é assado ao forno e é uma delícia para abrir os trabalhos à mesa.

  • Marcelo Rodrigues/Divulgação

    Un toque latino

    Petiscos de inspiração latina também são fáceis e fazem sucesso para grupos grandes, pois podem ser feitos em tigela única. Para um guacamole rápido, escolha abacates ou avocados bem maduros. Amasse a polpa das frutas e misture-a com tomates picados, coentro fresco, alho picadinho, cebola roxa e pimenta dedo-de-moça picada. Fica uma delícia com tortilhas de milho ou trigo, que podem ser compradas prontas e só tostadas em casa.

    Se o dia estiver mais fresco, aposte também no ceviche. A mistura de peixe cru marinado com cebola, coentro, limão e temperos é garantia de sucesso. Na refrescante receita do paulistano Sassá Sushi, o peixe escolhido pode ser robalo ou tainha e o tempero leva também suco de laranja, para uma doçura adicional. A companhia de tortilhas e salgadinhos de milho, como nachos (podem ser os comprados prontos, de preferência os sem sabor adicionado) é super bem-vinda com o ceviche, trazendo crocância e sabor.

  • Divulgação

    Ao forno - e rápido!

    Cubinhos de queijo temperados com azeite e ervas frescas são básicos. Mas por que não ousar? Asse queijo brie ou camembert, inteiros, em forno médio, por cerca de 15 minutos. A crosta branca vai permanecer intacta, mas o interior ficará cremoso e suave, excelente para passar no pão. Finalize com mel e castanhas tostadas para um charme extra.

    Os tomatinhos-cereja também podem sair do lugar comum. Coloque-os, limpos e secos, num refratário raso. Tempere-os com sal e pimenta, ramos de alecrim e tomilho e alguns dentes de alho inteiros. Regue tudo com bastante azeite, deixando os tomates quase cobertos. Leve ao forno mais baixo possível e deixe confitar por cerca de 30 a 40 minutos. Sirva morno ou frio, com pães tostados e queijos.

    Asse também linguiças em tamanho aperitivo, como faz a chef britânica Nigella Lawson: com óleo de gergelim, mel e shoyu. Ficam brilhantes e agridoces, e basta meia hora de forno médio-alto para estarem prontas para servir.

  • Leonardo Soares/UOL

    Pastas frias

    Uma ala de pastas frias também é boa pedida. O homus - patê de grão-de-bico e tahine - pode ser comprado pronto ou preparado facilmente com um processador ou liquidificador. Também fica saboroso numa versão italiana, usando-se feijão branco cozido no lugar do grão-de-bico e temperando-se com alecrim.

    Com ervas frescas bem limpas, secas e picadinhas -como salsa, tomilho, hortelã, sálvia- prepara-se uma saborosa manteiga temperada. Deixe a manteiga em temperatura ambiente, para que ela possa ser facilmente misturada com as ervas e temperos. Acrescente raspas de limão siciliano, sal, pimenta, alho picadinho e mostarda Dijon para uma versão diferente. Coloque em potinhos e deixe na geladeira para firmar antes de servir.

    Outra pasta fria interessante, de inspiração provençal, é a tapenade, um patê de azeitonas e alcaparras. Basta bater azeitonas pretas ou verdes com alcaparras, azeite, alho, pimenta e um filezinho de aliche (opcional) para obter um creme rústico, que fica delicioso com batatinhas cozidas, torradas e pães variados.

  • Getty Images

    Incrementando o de sempre

    As visitas chegaram de surpresa e não dá tempo de fazer nada mais elaborado? Dê uma cara nova para o que já tem em casa. Castanhas podem ser aquecidas na frigideira com ervas picadinhas, manteiga e uma pitadinha de pimenta caiena e canela em pó, até liberarem o aroma. Ficam bem crocantes e podem ser servidas mornas ou frias.

    Até as azeitonas mais básicas podem ganhar uma nova roupagem com temperos simples. Escorra o líquido da conserva e tempere-as com azeite, pimenta calabresa e ervas secas ou frescas. Alecrim picadinho, folhas de manjericão e pimenta-do-reino moída grosseiramente também são boas combinações.

    Batatas bolinha são baratas, muito saborosas e ficam prontas rapidamente. Cozinhe-as por cerca de 15 minutos, com casca, até ficarem macias. Tempere-as na sequência com azeitonas picadas, alho, limão ou vinagre, bastante azeite de oliva, sal e pimenta. Acrescente ervas frescas e bacon frito para um sabor extra. Ou prepare as clássicas batatas sauté. Corte-as ao meio e cozinhe-as por cerca de 15 minutos. Finalize-as numa frigideira quente, com manteiga ou azeite, até ficarem bem douradas. Tempere com tomilho fresco, sal, pimenta e sirva com palitos, como aperitivo.