Topo

Você encararia estas sobremesas diferentonas?

Do UOL

18/11/2017 04h00

Quando o assunto é doce, não existem limites. E existem alguns, inclusive, com ingredientes que você normalmente não associaria a sobremesas. Feijão, grilos, babosa, frituras extremas e até sangue (sim!) são ingredientes em alguns dos docinhos que fazem a alegria de muita gente ao redor do mundo. Confira abaixo alguns desses pratos para corajosos.

  • Getty Images

    Ais kacang

    Doce popular na Indonésia e na Malásia, o ais kacang é feito com gelo raspado e feijões vermelhos, misturados com todo tipo de cobertura - de milho verde até babosa, passando por gelatina à base de folhas, leite condensado e calda de chocolate, com um toque de xarope de rosas por cima.

  • Getty Images

    Cendol

    Também do Sudeste Asiático, o cendol é uma mistura no mínimo inusitada - macarrão gelatinoso à base de arroz (tingido em uma tonalidade bem chamativa de verde), com leite de coco e açúcar de palma. Popular na Indonésia, Malásia e Vietnã, entre outros locais, ele é servido com coberturas como jaca picada, feijão azuki adoçado ou outras frutas. O docinho tem um fã muito famoso no Ocidente: o ex-presidente Barack Obama, que morou por alguns anos na Indonésia.

  • Takeaway/commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=22942164

    Sangkhaya

    Você curte abóbora assada? A Sangkhaya é o seu próximo projeto para a sobremesa do fim de semana. Trata-se de um creme de coco cozido à vapor dentro de uma abóbora cabotiã (ou japonesa). Depois de pronta, a abóbora é trazida inteira para a mesa para ser fatiada e servida junto com o creme.

  • Getty Images

    Sanguinaccio dolci

    Chocolate vai bem com tudo, ou pelo menos é o que dizem. Mas nesta receita italiana, o ingrediente principal é de arrepiar estômagos mais sensíveis: sangue de porco. A iguaria é encontrada em diversas regiões da Itália, em vários formatos - servida em forma de calda para mergulhar pedaços de bolo ou então na forma de pudim ou bolo.

  • Getty Images

    Fried Mars

    E falando em chocolate, alguém aí topa barras de chocolate (daquelas bem recheadas e pesadas, com nougat, amendoins e caramelos) empanadas e depois fritas por imersão? O docinho que dá sustos em cardiologistas e nutricionistas é uma tradição moderna escocesa, que não se incomoda de empanar e fritar o que houver pela frente.

  • Cook and Shoot/restaurant-aphrodite.com/

    Peras com grilos (e muito mais)

    Às vezes, ter bicho na comida não é caso de mandar o prato de volta para a cozinha - o inseto é o ingrediente principal! Cozinhar com grilos - seja na forma de espetinhos cobertos com chocolate, em formato de farinha ou em pratos de alta gastronomia - é considerado uma forma diferente (e até mesmo saudável) de obter proteínas. Um restaurante em Nice (França) ficou famoso por ter criado todo um menu em cima dos grilos - com direito a uma sobremesa à base de peras e grilos presos em cristais de açúcar.