Topo

Queijo parmesão é descrito como "divindade" por jornal francês

O queijo parmesão italiano foi considerado uma "divindade" pelo jornal francês "Le Monde" - Leonardo Soares/UOL
O queijo parmesão italiano foi considerado uma "divindade" pelo jornal francês "Le Monde" Imagem: Leonardo Soares/UOL

06/03/2014 15h01

O jornal francês "Le Monde" dedicou uma matéria especial ao queijo italiano Parmeggiano Reggiano, classificando-o como uma "divindade que se conserva como ouro, a ser salvo como patrimônio inestimável".

Ao falar do queijo italiano, o jornalista Philippe Ridet conta a história exaltando as suas característicasque o tornam único e que são destaque da região da Emilia Romana, onde é produzido.

"Apesar de ser protegido como uma jóia, o queijo é copiado da mesma forma que uma bolsa Louis Vuitton. Do que se trata? É do Parmiggiano Reggiano, naturalmente. É a estrela dos queijos italianos. Produto de luxo e de grande consumo, é o símbolo do Made in Italy e resiste à crise a aos terremotos e vê aumentar as suas exportações. Na lista dos países amantes do queijo da Emilia Romagna, em primeiro lugar está a França, seguida pelo Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, mas cresce também no Brasil, Indonésia e Arábia Saudita", escreve o jornalista.

O assessor de Turismo da região italiana, Maurizio Melucci, comentou a matéria do "Le Monde" e destacou a importância da França reconhecer a qualidade dos produtos da região. "O reconhecimento jornal destaca a excelência absoluta e unicidade de um produto italiano que, entre outras coisas, está entre os mais imitados do mundo", destacou Melucci.

"É muito importante que o reconhecimento venha da França, um país concorrente, mas não por isso sem espírito critico construtivo que sabe reconhecer a excelência de um produto que casa tradição e qualidade", disse o assessor.