Topo

Festival em Nápoles celebra cultura da pizza ao redor do mundo

Festival em Nápoles vai escolher a melhor pizzaria do mundo - Ezyê Moleda/Folhapress
Festival em Nápoles vai escolher a melhor pizzaria do mundo Imagem: Ezyê Moleda/Folhapress

09/05/2014 14h12

A cidade que inventou a pizza sediará um festival que celebra as "redondas" com eventos culturais, degustações e um grande concurso de restaurantes.

O evento Pizzafestival comemorará a pizza durante quatro dias em Nápoles e no mundo, com degustações e eventos culturais entre os dias 27 e 30 de maio.

Esta será a primeira edição do evento, organizado pela Associação Verace Pizza Napolitana (Avpn). Cem pizzarias em Nápoles e no exterior terão eventos ligados à gastronomia napolitana e a cultura da cidade do sul da Itália onde foi inventada a pizza.

"Para comemorar os trinta anos da associação, propomos uma fórmula inovadora em relação ao passado, acrescentando ao prazer de comer uma boa pizza napolitana espetáculos musicais, encontros e degustação que acontecerão no interior das pizzarias", informou Antonio Pace, presidente da Avpn.

O evento também elegerá a pizzaria do ano. Até o dia 21 de maio será possível escolher através do site do evento a pizzaria entre os endereços associados em todo o mundo que mais se destaca por qualidade da pizza, serviços, ambiente e seleção dos ingredientes.

O Brasil tem sete pizzarias reconhecidas pela Avpn, nas cidades de Brasília, São Paulo e Juiz de Fora. 

Mão na massa
Para divulgar melhor o evento, serão realizados cursos para adultos e crianças aprenderem a preparar a pizza segundo os preceitos da tradição.

Junto com o Pizzafestival será possível admirar as fotos do concurso "Verdadeira Pizza Napolitana Photo Awards", da qual os fotógrafos interpretaram através da imagem a sua visão do tradicional prato napolitano.

Os organizadores receberam mais de 150 fotos que em uma primeira seleção, através de 9 mil votos na Internet, escolheram 49 imagens. Agora passarão pela avaliação de uma bnaca examinadora e as 30 melhores serão exposta nos dias do Pizzafestival.