Topo

No verão italiano, restaurantes oferecem refeições ao ar livre

Terraço do restaurante Roof 7 tem vista para o Coliseu - Alfredo Santucci/UOL
Terraço do restaurante Roof 7 tem vista para o Coliseu Imagem: Alfredo Santucci/UOL

18/08/2014 16h52

Durante o mês de agosto, verão na Itália, Roma tem dez opções de restaurantes que servem refeições ao ar livre.

No The Corner há dois espaços: um é o restaurante e outro, o bar, que serve receitas do chef italiano Fabio Baldassarre. O local foi restaurado recentemente. "Aqui toda noite é festa", disse Baldassarre. 

Já no terraço do DOM, um novo hotel 5 estrelas da capital italiana, é possível apreciar um jantar romântico ao perfume de alecrim e plantas aromáticas. Nesta época do ano, o restaurante oferece um cardápio temático chamado "Variações sobre o tema", do chef Max Mariola. 

O Bistrot 64 tem mesas ao ar livre no bairro romano Flamino. O menu do chef Kotaro Noda oferece receitas da alta gastronomia com preços acessíveis. O local fica perto do Museu de arte contemporânea de Roma, o Maxxi.

O chef da casa propõe pratos com a marca romana, mas com sabor e cor japonesa. "São origamis do sabor que têm como base matérias-primas do território romano", disse o gerente do Bistrot 64, Emanuele Cozzo.  

Já o restaurante Settembrini oferece um ótimo serviço e estilo minimalista, com as receitas do jovem talento Federico Delmonte. 

No Guida Ballerino é possível apreciar o verão romano com as receitas de Andrea Fusco. O local, cujo nome é inspirado em uma expressão de Dylan Dog, oferece culinária regionalista italiana. 

O novo restaurante panorâmico de Gaetano Costa Le Roof, no Grande Hotel Ritz, pode acolher 20 pessoas em seu terraço parcialmente coberto. Ele oferece culinária simples, italiana e moderna para ser combinada com 200 tipos de vinhos.  

No restaurante Roof 7 é possível comer e admirar o Coliseu, que está sendo restaurado. Ele oferece culinária mediterrâneos com pratos feitos com carne e peixe, e a música ambiente é ótima.  

O restaurante The Cesar, na Posta Vecchia, merece ser conhecido apesar da distância. Localizado a cerca de 30 quilômetros da capital italiana, local oferece pratos do chef Michelin Gioia, baseados na culinária marinha. Ele fica próximo ao aeroporto internacional de Roma.

O Antico Arco tem poucas mesas ao ar livre, mas é bom para apreciar a culinária típica romana e os doces da casa.  

E para finalizar as dicas dos restaurantes com espaços ao ar livre em Roma, está o Yakiniku. O lugar cardápio formado por pratos orientais. Em Roma ele é o primeiro, e talvez o único, que oferece a possibilidade de cozinhar no yakiniku, uma grelha em bronze encaixada na mesa, a carne e o peixe na hora. 

Na Itália é muito comum fazer as refeições ao ar livre durante os dias de verão, inclusive nas casas das pessoas que costumam colocar suas mesas nos jardins e quintais.