Topo

Dia Mundial da Pasta é celebrado em vários países

São produzidas mais de 14 milhões de toneladas de pasta em todo o mundo - Getty Image
São produzidas mais de 14 milhões de toneladas de pasta em todo o mundo Imagem: Getty Image

24/10/2014 11h35

Os apreciadores da gastronomia italiana têm muitos motivos para comemorar em 25 de outubro, considerado o Dia Mundial da Pasta. De acordo com a Associação de Indústrias de Doce e Massa da Itália (Aidepi), 99% dos italianos amam o alimento e 44% deles o consomem todos os dias.

Já uma pesquisa do instituto Doxa Indagine revelava que aproximadamente 69% da população do país come massa de quatro a sete vezes por semana.

Estão programadas atividades culinárias em vários lugares para celebrar a data. Neste sábado, em Buenos Aires, na Argentina, haverá uma conferência internacional sobre o valor agregado da massa na nutrição familiar. O evento é precedido pela Assembleia Anual da Organização Mundial da Pasta, que ratificará a eleição de seu novo presidente, o italiano Riccardo Felicetti.  

De acordo com a Aidepi, a importância do Dia Mundial da Pasta é refletida inclusive e números. São produzidas mais de 14 milhões de toneladas de pasta em todo o mundo. A liderança é da indústria italiana, que se destaca pela potencialidade, produção, consumo nacional, consumo por pessoa e exportação.

Em 2013, a produção italiana superou os 3,4 milhões de toneladas, registrando um crescimento de 2,3% em relação ao ano anterior.  Deste montante, 1,9 milhão foi exportado, o que representa 5,4% a mais que 2012, aproximadamente.