Topo

No Dia da Pizza, conheça 5 curiosidades sobre o alimento

Pepperoni é um dos sabores de pizza mais populares - Reprodução/nardonebros
Pepperoni é um dos sabores de pizza mais populares Imagem: Reprodução/nardonebros

Luciana Ribeiro

ANSA

10/07/2016 17h09

Por Luciana Ribeiro SÃO PAULO, 9 JUL (ANSA) - O mundo celebra neste domingo (10) o Dia Internacional da Pizza, prato ícone da gastronomia italiana. Conheça 5 curiosidades sobre um dos alimentos mais consumidos e amados do planeta.  

1. Origem: Acredita-se que os egípcios foram os primeiros a fazerem uma pizza, ao misturar farinha e água. Alguns especialistas, porém, creem que a receita teve origem na Grécia, com massas a base de farinha de trigo ou arroz. Os antigos egípcios,muçulmanos e chineses também estão na corrida para serem considerados os responsáveis pela criação da pizza, mas a única certeza é de que foi em Nápoles, na Itália,que surgiu a primeira massa redonda.  

2. Dia da Pizza: A data é comemorada no dia 10 de julho desde 1889, quando o rei Umberto I e a rainha Margherita provaram uma pizza pela primeira vez. A receita realizada por Rafaelle Esposito, em Napóles, na Itália, no século XIX, foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita.  

3. Made in Italy: Considerada um símbolo nacional, engana-se quem acha que a pizza italiana é feita apenas com ingredientes produzidos no país. Da mussarela da Lituânia ao molho concentrado chinês, do azeite de oliva da Tunísia ao trigo canadense, quase duas em cada três pizzas servidas na Itália usam uma mistura de produtos importados.  

4. Recorde: Em maio de 2016, mais de 250 pizzaiolos se reuniram na orla de Napóles, na Itália, para tentar bater o recorde mundial de maior pizza do mundo. Durante 6 horas e 11 minutos, com 2 mil kg de farinha, 1600 kg de tomate, 2 mil kg de mussarela, 200 litros de óleo e 30 kg de manjericão, os napolitanos criaram a pizza mais longa.  

5. Pizzaiolos: Essenciais na produção da pizza, os pizzaiolos, há anos, mantêm a tradição gastronômica do alimento, porém ainda sofrem com a falta de leis trabalhistas que garantem os direitos e deveres da categoria. Em junho de 2016, 22 senadores apresentaram projeto de lei que prevê a criação de registro profissional para os responsáveis pela arte da pizza italiana.