No dia da Hispanidade, veja onde provar petiscos e pratos com sotaque espanhol

WAGNER SILVA

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

Nem só de Dia das Crianças vive 12 de outubro. Nesta data, comemora-se também o Dia da Hispanidade, que celebra na Espanha e em vários países de língua espanhola -quase todos na América do Sul -o dia em que Cristóvão Colombo chegou à América.

Por isso, nada melhor do que aproveitar o feriado para provar pratos desta culinária rica em sabores, texturas e cores.

Veja abaixo um roteiro da nova culinária hispânica em São Paulo.  

Saudade d'além-mar
A culinária popular do sul da Península Ibérica é o ponto de partida do cardápio da Adega Santiago. Na casa, uma seleção de tapas, petiscos e pratos, com destaque para os clássicos Croquetes com Recheio de Pato e a Paella de Frutos do Mar. Já o bar privilegia vinhos da região, com cerca de 150 rótulos, bem como a culinária da fronteira entre o Alentejo português e a Estremadura espanhola, zona de intercâmbio de ingredientes e receitas destas duas cozinhas.
Adega Santiago
R. Rua Sampaio Vidal, 1072
Tel 11 3081-5211)

Embaixada gastronômica
Com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro, o restaurante Eñe -dos chefs Javier e Sergio Torres -é referência da moderna culinária espanhola no Brasil. Quem toca o dia-a-dia e coordena as cozinhas é o chef Flávio Miyamura, que apresenta com sugestões como as Tapas Coca, feitas com pão e tomate e o tradicional Gazpacho. De sobremesas, Churros e Crema Catalana.
Eñe
R. Doutor Mario Ferraz, 213
Tel. 11 3816-4333

Tradição reinventada
O Suri Ceviche Bar traz no cardápio elaborado pelo chef Rodrigo Yoshimura um apanhado dos sabores latinoamericanos. O chef apresenta uma nova maneira de servir o ceviche, prato peruano muito popular em toda a costa do Pacífico, com a sua versão que tem inspiração mexicana.
Suri Ceviche Bar
R. Mateus Grou, 488
Tel. 11 3034-1763

Cozinha de andanças
No Blú Bistrô, os sócios Gaston Damian e Renata Grynszpan adicionaram ao cardápio uma seção intitulada 'Das Viagens', que reúne pratos que marcaram suas andanças pelo mundo, como a Tortilla de Batatas e Pão com Tomate e Huevos Rotos (ovos quebrados) com Aspargos.
Blú Bistrô
R. Monte Alegre, 591
Tel. 11 3871-9296

Culinária despretensiosa
O Torero Valese investe em uma culinária espanhola rica em aromas texturas. A casa aposta nas Tapas, preparadas com pão ciabatta crocante e as mais variadas coberturas, além de sopas, sanduíches, saladas e vinhos.
Torero Valese
R. Horácio Lafer, 638
Tel. 11 3168-7917

UOL Cursos Online

Todos os cursos