Chef conta quais são os utensílios básicos para montar ou renovar sua cozinha

WAGNER SILVA

Colaboração para o UOL

  • Divulgação

    Com objetos simples ou sofisticados é possível montar uma cozinha moderna e funcional

    Com objetos simples ou sofisticados é possível montar uma cozinha moderna e funcional

Ter uma cozinha bem equipada é o sonho de quem gosta de cozinhar em casa, seja para a família ou amigos. De utensílios simples e baratos até os mais sofisticados, montar uma cozinha leva tempo, anos até. Mas saiba que você não precisa ter absolutamente tudo de uma vez.

"Para começar que tal uma boa faca e uma boa tábua para cortar os alimentos? Taí o inicio de tudo."  A dica é da chef Letícia Massula, da escola Cozinha da Matilde, em São Paulo.

"Na verdade, estes dois utensílios bastam para a maior parte dos preparos na cozinha", diz. "E nem precisa ser uma faca importada e caríssima. Temos ótimas opções nacionais para quem quer cozinhar bem sem gastar uma fortuna", conta.

Seguindo esse principio, Leticia preparou uma lista com uma série de utensílios básicos para quem quer montar a primeira cozinha ou quer renovar o arsenal da cozinha.

Panelas, socadores e afins
Como itens básicos, a chef indica um moedor de pimenta, um almofariz para triturar temperos, uma balança, colheres e xícaras medidoras, uma centrifuga para secar verduras, um descascador de alimentos, uma pinça para pegar alimentos "para tirar aquele péssimo hábito de furar a carne" e o fouet, aquele batedor manual que resolve tudo -de bater ovos, cremes ou massa- quando a coisa aperta.

Imprescindíveis também são as panelas. "Fuja das de alumínio, aquelas de material muito fino e que estão sempre em promoção", alerta. "Panela tem de ser de boa qualidade", completa.

Suas preferidas são as de fundo triplo que segundo ela, conduzem melhor o calor. "Com uma boa caçarola você consegue fazer de tudo na cozinha. Uma wok de boa qualidade também é útil", diz

Básicos ou gourmet?
Outra dica da chef que ajuda muito é o mixer. "Com ele você faz tudo dentro da panela -sopas, cremes, purês- sem precisar sujar muita coisa. Acho até mais importante e prioritário do que um multiprocessador", explica.

E para quem pensa que churrasqueira é para ser usada apenas no churrasco do fim de semana, Leticia tem uma dica: churrasqueiras elétricas, daquelas mais em conta, também resolvem muito bem, principalmente para grelhar carnes ou legumes. Chapas de ferro e grelhas mais simples também são uma ótima opção.

Já a aquisição de utensílios especiais e mais caros -como uma sorveteira, uma máquina de fazer massas ou mesmo um maçarico para finalizar o crème brûlée- dependem do que cada um gosta de comer para se tornar uma aquisição necessária.

Mas mesmo que a tentação na hora de comprar seja grande, a dica, num primeiro momento é: resista. Pare e pense se aquilo vai mesmo ser necessário na sua casa. "Nada pior do que ter em casa um utensílio que você vai utilizar uma vez e nunca mais", finaliza.
Isso não impede que você leve para casa um mimo desses. Afinal, quem é que não cai de amores por um objeto de desejo?

 

UOL Cursos Online

Todos os cursos