Aproveite as qualidades do vinho e dê mais personalidade e sabor a seus pratos

LIS COSTA

Colaboração para o UOL

Quando o deus romano Baco disseminou a cultura da uva e do vinho, mal pensava que a bebida tão inebriante seria um ótimo ingrediente para preparos culinários.

O vinho, além de proporcionar harmonizações perfeitas com comida, também desempenha importante papel na panela. "Ele pode ser um condimento para dar personalidade ao prato, por exemplo", explica a chef Renata Braune, do restaurante paulistano Chef Rouge.

 

São inúmeros os benefícios que o mosto de uva fermentado pode trazer ao prato, desde agregar a acidez do vinho branco em molhos amanteigados até amaciar uma carne em uma marinada com o vinho tinto. "Também pode quebrar a gordura de carnes potentes e de molhos pesados, equilibrando os sabores", completa a chef.

As sobremesas também não ficam de fora. Mousses, sorvetes, caldas para frutas ganham mais personalidade com os aromas da bebida. "Uma calda de açúcar com vinho branco fica ótima com um papo de anjo", conta.

Para saber aproveitar o máximo da bebida na cozinha, algumas regras devem ser consideradas.

* Vinho que não bebemos não se usa na cozinha. Esta é primeira e mais importante dica. "Um rótulo bom demais não vai fazer diferença na hora do preparo, mas um exemplar ruim pode estragar a receita", avisa Renata, que usa a bebida em seu restaurante para fazer molho rôti, redução de vinho do Porto para acompanhar um queijo azul, e em pratos tradicionais franceses, como o coq au vin (frango cozido no vinho tinto).

* Mantenha as mesmas variedades de uva, para se ter um equilíbrio no paladar. Esta é outra regra importante está na hora de harmonizar à mesa. Normalmente o vinho usado para cozinhar não precisa ser necessariamente o mesmo para acompanhar um jantar –já que o custo da garrafa pode encarecer muito a receita. O ideal é.  Por isso, na hora de comprar sua garrafa, preste atenção ao nome da uva escrito no rótulo. "Hoje há muito vinho no mercado feito com uva de mesa, que não são viníferas. Vinho de garrafão nem pensar!", avisa Renata. O preço pode ser um indicativo: evite garrafas abaixo de R$ 15.

* E se sobrou vinho na garrafa, não se preocupe. Coloque o líquido restante em um pote hermeticamente fechado e leve ao congelador –se preferir, faça cubos, como os de gelo, e use em sua próxima aventura na cozinha.

UOL Cursos Online

Todos os cursos