Chef dá consultoria de gastronomia em novelas e aposta em pratos sofisticados e toques nordestinos

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

Com receitas de dar água na boa e criações próprias, o chef de cozinha Écio Cordeiro de Mello, do Four Seasons Gastronomia, virou o queridinho da TV Globo. Ele é o principal consultor de gastronomia para as novelas "Avenida Brasil" e "Cheias de Charme", que estreou na última segunda-feira (16).

  • O Chef Écio Cordeiro segue os pratos indicados pelos autores, mas dá toque personalizado às receitas

Em "Avenida Brasil", Écio dá consultoria para a atriz Débora Falabella, que interpreta Nina, a chef der cozinha da família emergente. Na novela, a personagem já apresentou risoto de funghi, vitela e bacalhau, pratos mais sofisticados, mas que fazem sucesso na mesa da família do jogador Tufão.

Os pratos apresentados na novela das nove são servidos com base no roteiro, explica Écio Cordeiro. "Eu sigo os pratos indicados pelos autores, mas sempre que posso tento dar um toque personalizado em tudo".

O chef conta que fez laboratórios de pesquisa na cozinha com a atriz desde novembro. "A Débora se saiu uma ótima chef, muito aplicada, fez tudo com muito afinco e amor", diz.

 

Écio comenta que os pratos, mesmo durante a gravação, são sempre verdadeiros. "Os atores comem de fato em cena. A vitela, que já foi o prato servido na mesa da família do jogador Tufão, poderia ter sido um filé mignon mascarado, mas era realmente uma vitela".

O chef anuncia alguns pratos que serão apresentados nos próximos capítulos para a família: canapés de mozarela de búfala com abobrinha e canapés de cogumelo Portobello recheado e gratinado com queijo de cabra e nozes.

Bacalhau espiritual e ceviche de ostras
Já em "Cheias de Charme", Écio conta que tem mais liberdade para colocar o seu toque especial, pois um dos autores, Filipe Miguez, é gastrônomo e abre espaço para criações do chef no cardápio da novela. Nas próximas semanas, irão ao ar pratos como uma mousse de fruta do conde com água de coco e caqui seco com queijo brie em pecan.

O banqueteiro também está dando aulas de culinária para o trio de empregadas domésticas interpretadas por Taís Araújo, Isabelle Drummond e Leandra Leal, e também para Dhu Moraes, Claudia Abreu e Giselle Batista.

Segundo Écio, em breve será exibida uma cena em que Leandra Leal, como Rosário, irá servir um ceviche de ostras. "Esta foi uma cena programada em cima da hora. Fui atrás das ostras e consegui que viessem de Santa Catarina para servir na novela", revela.

O chef descreve como "maravilhosa" a experiência de realizar laboratórios gastronômicos com as atrizes que protagonizam a novela. Foram cerca de cinco horas diárias de pesquisa e laboratório desde janeiro.

As cenas dos próximos capítulos da novela das sete virão recheadas também com namorado assado com frutas (caju, goiaba, manga, banana e abacaxi). " E Leandra Leal vai fazer um empadão de frango", anuncia.

A atriz Dhu Moraes, que interpreta a empregada doméstica Vanda, vai apresentar entre outras receitas, bacalhau espiritual, bobó de camarão e rosbife com salada verde, alho poró e cebolinha, adiantou o chef. Já para a personagem interpretada por Claudia Abreu, a cantora Chayene, Écio aposta em pratos com toque nordestino e de apelo mais popular. "Ela gosta de tapioca e beiju de coco".

UOL Cursos Online

Todos os cursos