Confira as dicas para fazer em casa pudins perfeitos de vários sabores

Larissa Januário

Do UOL, em São Paulo

Café, laranja, chocolate, baunilha, pistache, doce de leite... São infinitas as possibilidades de sabores que podem tirar da mesmice o tradicional pudim de leite.

Essa é a proposta do Fôrma de Pudim, ateliê especializado no doce de origem portuguesa. Ali, a chef pâtissier Daniela Aliperti cria diferentes sabores para incrementar a receita clássica à base de leite e ovos.

Para que você possa reproduzir em casa algumas dessas delícias, Daniela desenvolveu com exclusividade para o UOL Receitas, três receitas superfáceis para você preparar na sua cozinha.

Mas antes de colocar a mão na massa, confira as dicas da chef para seu pudim não desandar.

Para um pudim sem furinhos, não bata a massa no liquidificador
Isso faz com que muito ar seja incorporado à mistura, o que acaba fazendo com o pudim fique cheio de furinhos. Para um pudim lisinho, use um batedor de mão (fouet).

Coloque bastante água no banho-maria
Use uma forma grande para o banho-maria e encha bem. Isso garante que o pudim cozinhe por igual.

Use água fria no banho-maria
A água quente pode fazer com que o pudim cozinhe demais e passe do ponto.

O tempo de preparo pode variar
Utilize o tempo fornecido na receita apenas como base. Um forno nunca é igual ao outro. Observe o pudim para saber se está pronto: ao balançá-lo, ele deve chegar à consistência de gelatina, firme no centro. É um cozimento lento e demorado (no mínimo uma hora). Por isso, tenha muita paciência.

Não queime o caramelo
Para fazer um caramelo sem queimar, mantenha sempre um recipiente grande com água gelada próximo ao fogão. Quando atingir o ponto desejado, mergulhe o fundo da panela de caramelo na água fria para interromper o cozimento.

Serviço:
Fôrma de Pudim
Rua Silvânia, 177, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2309-2030

UOL Cursos Online

Todos os cursos