Topo

Guia da cerveja em casa: como guardar, gelar e servir sem erro

Luz, detergente e mudanças de temperatura alteram o sabor, a espuma e o aroma da cerveja - Stock Xchng
Luz, detergente e mudanças de temperatura alteram o sabor, a espuma e o aroma da cerveja Imagem: Stock Xchng

Júlia Santos

do UOL, São Paulo

15/11/2012 13h14

Quem nunca esqueceu uma cerveja no congelador que atire a primeira pedra. A bebida nem sempre recebe a devida atenção antes de ser servida, mas alguns cuidados na armazenagem e temperatura garantem um produto muito melhor no copo. "O tratamento que as pessoas têm com o vinho, guardando em adega e abrigando da luz, não é igual com a cerveja, mas a bebida fica prejudicada em algumas situações", diz a sommelier de cervejas Tatiana Spogis, gerente de marketing e treinamento da importadora Bier & Wein. Confira as dicas simples passadas por especialistas para aproveitar melhor a cerveja e evitar erros clássicos.
 
Como armazenar?
Uma adega climatizada é o local ideal para guardar as cervejas em casa, mas qualquer armário seco, fresco e sem entrada de luz já ajuda a manter a qualidade da bebida.

Diferente das garrafas de vinho, as cervejas precisam ser guardadas em pé, o que diminui a superfície de contato com o ar, que oxida a cerveja, dentro do recipiente. A posição errada e agitação excessiva podem deixar gostos parecidos com os de papelão e metal na bebida, aponta Tatiana. "No caso das cervejas que não são filtradas e que passam por fermentação na garrafa, a posição vertical garante que sedimentos formados se depositem no fundo, sem serem misturados em todo o líquido na hora de servir", explica o sommelier e professor Rodrigo Louro.

Segundo os especialistas, as garrafas que ficam expostas ao calor, sol ou luz forte também desenvolvem aromas e sabores indesejados, embora o consumidor nem sempre identifique esses chamados 'off flavours' logo de cara. "Quando você tem aquela sensação que a cerveja não esta descendo bem, na maioria das vezes o problema não é você, e sim a cerveja que não está adequada para consumo", aponta Tatiana.

Cuidado para não congelar!
A pressa é inimiga da cerveja quando se trata de gelar o produto. Deixá-la na geladeira por algumas horas antes de beber é o que os especialistas indicam. "Evite colocar na porta, que é sempre aberta e sujeita a alterações de temperatura e luz", diz o sommelier Caio Oliveira.

Lata e garrafas geladas no freezer podem ficar em uma temperatura baixa demais, um erro clássico e um dos motivos para a cerveja ficar 'choca', ou seja, sem gás. "Quando ela congela e descongela, diminui a carbonatação por conta da expansão do líquido e também porque a tampinha pode perder a vedação", explica Tatiana. O tradicional balde de gelo também é uma boa pedida, mas a estratégia caseira para acelerar o processo com a adição de sal e álcool pode levar ao congelamento e, novamente, deixar a cerveja sem gás.

Cerveja estraga?
Os rótulos de cerveja possuem data de validade como qualquer produto para consumo, mas isso não significa que elas estarão contaminadas ou intragáveis depois disso. Aromas e sabores podem piorar ou melhorar com o tempo, principalmente de acordo com o tipo de cerveja em questão. "As loiras geladas comuns duram cerca de seis meses. As que possuem mais lúpulo, são mais amargas ou mais alcoólicas aguentam mais tempo", explica Tatiana. As chamadas cervejas de guarda ficam até melhores com o passar do tempo e, segundo ela, chegam a evoluir depois de 10 ou 15 anos. "São cervejas normalmente mais escuras e com teor alcóolico superior a 7%, que arredondam o sabor", completa Caio.

Quanto mais álcool, maior a temperatura
As visitas em casa podem até pedir, mas a temperatura abaixo de zero não é sinônimo de uma boa cerveja. O frio amortece as papilas gustativas da língua e não favorece a liberação de aromas pela bebida. "Uma cerveja que merece ser apreciada pode ser servida entre 2°C e 4°C caso seja leve e pouco alcoólica. As mais encorpadas, com mais álcool e complexas, devem estar entre 4°C e 8°C", explica Rodrigo. Segundo Caio Oliveira, a geladeira em casa pode estar regulada para a média de 3ºc, que atende bem todos os estilos.

Espuma, por favor!
A espuma essencial para a cerveja: além de deixá-la mais atraente, protege os aromas da cerveja e ajuda a manter a temperatura.  "Sirva vigorosamente, não tente evitar deitando copo. A espuma é um presente do cervejeiro para você!", diz Rodrigo.

Qual copo usar?
Existem copos diferentes para ressaltar as caraterísticas de cada estilo de cerveja, mas não é preciso colecionar vários modelos. A tulipa, taça conhecida pela base e boca larga, é um coringa. A forma de lavar a louça faz bastante diferença. Copos engordurados impedem a formação de espuma, assim como resíduos de detergente.  Portanto, um enxágue duplo é recomendado.