Topo

Loy Krathong: comemore a festa das águas da Tailândia com receitas inspiradas no país

O Mae Sai é um prato a base de salmão com curry, lichias, manjericão thai e leite de coco - Gladstone Campos/divulgação
O Mae Sai é um prato a base de salmão com curry, lichias, manjericão thai e leite de coco Imagem: Gladstone Campos/divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/11/2012 07h00

Todos os anos na Tailândia, na primeira noite de lua cheia do 12º mês do calendário lunar local, acontece o Loy Krathong. O festival que tem como objetivo saudar os espíritos das águas, semelhante ao Dia de Iemanjá na cultura afro-brasileira.

Loy significa flutuar e krathong refere-se ao recipiente em forma de lótus que flutua na água, algo como uma pequena embarcação feita com folha de bananeira. E como na celebração de Iemanjá, a população prepara pequenos barcos e os leva às águas enfeitados com lanternas, velas, flores, incensos e moedas para a deusa das águas (Phra Mae Khongkha). Os rios ficam iluminados pelos barcos e por isso, a celebração também é conhecida como “festival das luzes”.  

Além dos adornos, muitos barcos levam alimentos como nozes e alguns, mais modernos, são feitos de pão, que vão se desmanchar e servir de alimento para seres da água. Segundo a tradição, as oferendas garantem renovação e purificação para o ano seguinte.

Esse ano, o Loy Krathong cai no dia 28 de novembro no calendário ocidental e para comemorar o UOL Comidas e Bebidas selecionou algumas receitas tailandesas.

Além disso, listamos diferentes casas que prepararam comemorações para a data. De 22 de novembro a 2 de dezembro os restaurantes Obá, Nama Baru, Marakuthai e Namga apresentam cardápios com pratos especiais em homenagem ao festival tailandês das luzes e águas.

Serviço:

Festival Loy Krathong
De 22 de novembro a 02 de dezembro

Obá
Rua Dr. Melo Alves, 205, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3086-4774

Marakuthai
Al. Itu, 1618, São Paulo, SP
Tel.: (11) 3062-7556

Namga
Rua Apiacás, 92, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2507-1774

Nama Baru
Av. Pompeia, 1227, São Paulo, SP
Tel.: (11) 2548-7749