Topo

Aprenda quatro receitas com sementes de romã e celebre o Ano Novo de uma maneira diferente

Gabriela Sampaio Fergusson

do UOL, em São Paulo

31/12/2012 09h00

A romã é velha conhecida das simpatias de Ano Novo brasileiro. Chupar sete sementes da fruta e depois e guardá-las na carteira é uma maneira de garantir o dinheiro nos próximos meses. Mas a fruta, que também é símbolo de fecundidade e prosperidade em outros países, é raramente usada em pratos.

Por isso, sugerimos receitas que darão uma nova roupa ao costume de 31 de dezembro. Mayra e Patrícia Abbondanza, personal chefs da Dedo de Moça, por exemplo, criaram a Caipirinha da Prosperidade, feita com  vodca, sementes da romã e seu suco.

Do Oriente Médio, onde é muito comum, a romã aparece nas sugestões dos restaurantes Baruk (SP) com uma refrescante salada que leva folhas de diversos tipo de alface, grão de bico, ervas e as sementes da fruta, com queijo grego tipo feta (de cabra), que também pode ser substituído por ricota.

Do restaurante Arábia, também em São Paulo, vêm uma novidade de seu cardápio: Berinjelas assadas com azeite, coalhada e sementes de romã, uma receita simples e de bonito resultado.

Como sobremesa, o chef Murilo Carvalho sugere o Semifreddo de Mascarpone, que faz parte do menu de fim de ano do restaurante Charpentier, no Hotel Frontenac (Campos do Jordão/SP). O doce é coberto por calda de sementes de romã e grenadine, xarope feito da fruta e muito usado em coquetelaria. Para completar o clima de Ano-Novo, a receita também leva espumante.