Topo

Especialista dá dicas para fazer drinques refrescantes com café

Larissa Januário

Do UOL, em São Paulo

31/01/2013 13h53

Quando pensamos em drinques à base de café, geralmente nos vem à cabeça combinações que levam leite, creme ou chocolate. Bebidas que mesmo geladas são encorpadas. “Nosso paladar ainda tende muito ao doce e cremoso para combinações com café, mas aos poucos podemos acrescentar sabores e texturas leves”, conta Cecilia Sanada, barista consultora.

Dicas básicas para preparar drinques com café:


• Utilize um café de qualidade para preparar o drinque;
• Escolha o seu método de preparo de café preferido;
• Não desista se der errado. Aos poucos você aprenderá a dosar;
• Utilize sempre água mineral para o preparo base do café;
• Saia do óbvio e crie! Nada melhor que aprender fazendo.

Para a especialista, o café é mais versátil do que se imagina. “Frutas cítricas como laranja, limão e physallis harmonizam super bem e podem oferecer uma experiência mais refrescante”, exemplifica. Entre os alcóolicos também há liberdade de escolha. Cecília indica vodca, rum, cachaça, saquê e licores para combinações perfeitas. Mas até os espumantes trazem um efeito inusitado ao emprestar efervescência ao pretinho. Como num dos preparos (ver álbum de fotos) que ela criou com exclusividade para o UOL Comidas e Bebidas.

Porém, ao preparar bebidas com café é preciso ter em mente o que se espera. “Independente do método utilizado para o preparo do café, o mais importante é a dosagem. Escolher entre destacá-lo ou dar apenas um leve toque no sabor”. Inclusive há receitas, como a Caipiroska Coffee Lemon, que levam apenas grãos torrados em vez do líquido.

Aliás, a escolha do tipo de grão influi no resultado. “Se o objetivo for um drinque refrescante e frutado recomendo cafés com mais acidez (Sul de Minas, Bahia) ou de torra mais clara. Já para um resultado com notas amendoadas, é melhor usar grãos com mais corpo (Alta Mogiana) e com torra média”, aconselha a barista.

Por fim, o conselho básico é experimentar e ousar nas combinações. “Ingredientes diferentes trazem variedade ao paladar, proporcionando novas experiências sensoriais para quem toma”. Até receitas clássicas como Caipirinha, Dry Martini e Gim Tônica podem ganhar certo charme com a adição de café.