Topo

Carne Louca ganha versões que vão além do recheio de sanduíche

Giulia Moretti

Do UOL, em São Paulo

02/02/2013 09h00

Carne Louca é daquelas receitas que além de saciar a fome, trazem lembranças de casa, da comida caseira da mãe, da vó. Neste caso, em especial, tem gostinho de aniversário: afinal, a carne louca era a protagonista do lanche que era sucesso nas festinhas de antigamente.

E nesses tempos em que o movimento da comfort food (comida que conforta, em tradução livre) está em alta, o preparo ganha receitas remodeladas, ingredientes gourmets e até novas formas de servi-la que vão além do sanduíche.

Ela pode ser usada no molho de um belo prato de massa, virar recheio de uma torta, acompanhar uma salada verde. “Fica muito bom também em uma salada de macarrão fria. É relativamente light e a cara do verão”, comenta a banqueteira Adriana Cymes, chef do bufê Arroz de Festa e do restaurante Feed Food, em São Paulo.

Aos que preferem seguir a tradição, dá para ir além do clássico pão francês e apostar no ciabatta ou no italiano. Aqui, vale prestar atenção na consistência do molho. “Para servir com pão, prefiro o molho mais ralinho, assim passa aquele gostinho para o pão”, comenta a chef.

No quesito ingredientes que podem compor a receita, mais pontos para a carne louca. “Ela comporta tudo o que temos na geladeira. Ervas, azeitona, alcaparra”, diz a banqueteira. Se a ideia é dar uma pitada gourmet, Adriana sugere, por exemplo, alho poró, gengibre, aceto balsâmico e cogumelos como os do tipo Paris fresco ou funghi desidratado.

Já a cozinheira Denise Campos, costuma fazer a receita por encomenda, especialmente para festas. E gosta de inovar no molho: em sua receita, sai o tomate e entra a cerveja. “Achava o molho de tomates muito forte e essa já é uma receita com ingredientes marcantes, ácidos. Por isso uso a cerveja clara, que ajuda a suavizar”, conta a quituteira, que é famosa pela carne louca que prepara há mais de dez anos.

Por fim, a receita é versátil ainda não só nos ingredientes do molho e do refogado, mas também no ingrediente principal, a carne -que nem sempre precisa ser a bovina. “Dá para fazer com lombo de porco, vitela, frango”, sugere a banqueteira Adriana, que divide a autoria de três receitas que ilustram essa reportagem com o chef Victor Vasconcellos.

Serviço:

Bufê Arroz de Festa
Tel. (11) 3896-6029
www.arrozdefesta.com.br

Feed Food Restaurante
Rua Artur de Azevedo, 517,São Paulo, SP
Tel. (11) 4305-7727

Denise Campos
Tel. (11) 4783-4853
(11)  9 9394-3986 (pedidos com,  no mínimo, 24 horas de antecedência)