Topo

Botecos resgatam clássicos drinques dos anos 80; aprenda a fazer

Maria Rita Fava

do UOL, em São Paulo

26/02/2013 13h00

Para aqueles que só de ouvir falar os nomes de drinks famosos dos anos 1980, como Bombeirinho, Maria Mole, Meia de Seda, Fada Verde e Rabo de Galo, já começam a ficar com a boca seca e a sentir dores de cabeça, sintomas típicos da ressaca, bartenders e mixologistas avisam: isso é coisa do passado. Muitos bares e casas noturnas ainda mantêm em suas cartas essas "bombas" etílicas, por vezes revisitadas e adaptadas ao clima tropical brasileiro.

Se antes podiam ser consideradas bebidas de fácil acesso e baixíssima qualidade, agora levam a assinatura de bartenders premiados, como Talita Simões (Bar Anexo São Bento) e Matheus Cunha (The Sailor Legendary Pub), ambos de São Paulo. Outro fã dos drinques antigos é Marcio Cristo, do novo boteco Freguesia, na Vila Madalena, na capital paulista - em seu Meia de Seda, ele usa a canela em pó no lugar do chocolate, na hora de decorar a bebida.

De acordo com Klaus Vidrik, professor das disciplinas de Serviço de Bar e Serviço de Bebidas nos cursos de Tecnologia em Gastronomia e Tecnologia em Hotelaria do Centro Universitário Senac ? Campus Águas de São Pedro, são vários os motivos para que essas bebidas fortíssimas ainda sejam requisitadas pela clientela, agora interessada em apreciar gota a gota do mix preparado pelos bartenders "celebridades". "A primeira explicação vem do conceito do próprio bar em relançar, ou até mesmo manter em constância, a produção passada desses drinks, flertando com uma nostalgia. Já os clientes acabam procurando esses coquetéis nos bares famosos por ser um modismo, ter ouvido ou visto alguém que tomou", explica.

Os quatro ensinam como preparar esses drinks em casa.

  • Thinkstock

    Botecos finos revisitam drinks clássicos

  •  

Serviço
Boteco Freguesia
Rua Harmonia, 321, Vila Madalena, São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2539-3840

Boteco São Bento Itaim Bibi / Bar Anexo São Bento
Rua Leopoldo Couto Magalhães Jr, 480, Itaim Bibi, São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3074-4389

The Sailor Legendary PUB
Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2776, Pinheiros, São Paulo (SP)
Tel.: (11) 3044-4032