Topo

Bacalhoada Gratinada vence concurso Passo a Passo do Leitor

Do UOl, em São Paulo

29/03/2013 17h34

A vencedora do concurso Passo a Passo do Leitor de Páscoa foi a paulistana Carolina Tavares Ramos Cima, com a sua receita de Bacalhoada Gratinada. “Essa é uma receita deliciosa e fácil de fazer e pode ser servida sem nenhum acompanhamento já que é bem completa”, explica a cozinheira amadora que adora cozinhar em casa.

O preparo enviado por Carolina leva batatas e azeitonas portuguesas, parcerias clássicas do bacalhau. O toque especial do prato vem do molho branco e da mussarela gratinados ao forno.

Vencedora adora cozinhar para a família e amigos

Leonardo Soares/UOL
Cozinhar sempre foi uma paixão para a paulistana Carolina Tavares Ramos Cima. Influenciada pela avó, Carol começou a cozinhar aos 15 anos. Suas primeiras criações? Torta de Limão e Brigadeiro, que vendia em uma academia de ginástica.

Hoje trabalha como gerente de trade marketing, mas nunca abandonou a cozinha. A receita da Bacalhoada Gratinada aprendeu com uma tia. "Não gostava muito de bacalhau, mas adorei tanto este prato que passei a comer o peixe de todas as maneiras."

Fã do chef francês Claude Troisgros, Carol curiosamente não gosta muito de ir a restaurantes. "Gosto mesmo é de cozinhar para o meu marido e para os amigos. Cozinhar é uma maneira de unir as pessoas que você gosta. Eu adoro isso.”

Os chefs convidados pelo UOL Comidas e Bebidas para escolher a melhor receita aprovaram. “O prato tem uma cara familiar, remeteu à minha infância. Para a Páscoa, quanto mais cara de casa os pratos tiverem, melhor”, avalia o chef Victor Vasconcellos, do Feed Food, um dos jurados do concurso.

Já a chef Carole Crema, da doceira La Vie em Douce e apresentadora do programa "Cozinha Caseira" e que também é professora de gastronomia na escola Wilma Kovesi em São Paulo, achou que o prato apresentou o melhor equilibro de sabores.

“Cá entre nós, Páscoa tem que ter bacalhau, não importa se na Sexta-feira Santa ou no domingo. Senão, não é Páscoa!”, diz a chef.

Para o chef e também professor Carlos Ribeiro, do Na Cozinha, a receita mereceu vencer pois o modo de preparo foi bem explicado e o molho béchamel (branco) feito de maneira correta.

Foi Ribeiro quem recebeu Carolina - junto com a equipe do UOL Comidas e Bebidas - em sua escola de gastronomia em São Paulo, para preparar e fotografar todos os passos do Bacalhoada Gratinada.