Topo

Cozinha caseira na TV: brasileira ensina receitas de sua casa em Paris

A confeiteira Danielle Noce que comanda o programa I Could Kill for Dessert - Divulgação
A confeiteira Danielle Noce que comanda o programa I Could Kill for Dessert Imagem: Divulgação

Larissa Januário

Do UOL, em São Paulo

04/04/2013 09h29

Na onda dos programas de TV em que cozinheiros preparam receitas em pequenas cozinhas caseiras, a brasileira Danielle Noce estreia esse mês o "I Could Kill For Dessert" no canal de TV pago VH1. O show, que já tem duas temporadas divulgadas na internet (gravadas em São Paulo), mostra na terceira, o preparo de sobremesas na casa da apresentadora.

Danielle conta que se interessou por confeitaria ainda pequena por influência de Dona Zélia, a cozinheira da família. “O que eu mais gosto de preparar na cozinha são doces, de qualquer tipo”. Tanto que não consegue sequer eleger uma sobremesa preferida. “Sou uma verdadeira formiga, não posso escolher. Mas em geral, acho que tudo que é feito com carinho é mais saboroso”, completa.

A paixão por doces é tanta que acabou virando profissão. Há um ano mudou-se para a França para estudar pâtisserie (confeitaria). Ela cursou a École Lenôtre, uma das mais tradicionais escolas do país. “Acabei me encantando pela cidade e resolvi alongar minha estadia para gravar uma nova temporada do ICKFD em Paris”. Na TV, o programa começa a ser exibido da primeira temporada, gravas em São Paulo, mas logo será transmitida a etapa parisiense.

 



Uma noitada que virou show de TV

A ideia do programa surgiu há dois anos quando Danielle e o marido decidiram que iriam sair do Brasil. “Eu queria abrir uma pequena confeitaria na Holanda, mas sabia que tinha que me preparar melhor para enfrentar o mercado”.  Além de estudar holandês, ela foi se profissionalizar. “Fiz vários pequenos cursos sobre confeitaria e panificação, além de fazer um curso maior no Centro Europeu em Curitiba”, revela.

Entre uma aula e outra, Danielle testava tudo que aprendia em casa usando o marido e os amigos como cobaias. “Como sou muito desastrada, eles me achavam engraçada cozinhando e falando sobre comida. Um dia depois de uma noitada, resolvemos ligar duas câmeras e filmar. Na manhã seguinte vimos o que tínhamos feito e todos acharam que tinha alguma coisa boa ali. Assim começou o ICKFD”, conta a confeiteira.

O programa foge dos formatos clássicos. Entre louças que quebram, bolos que desmoronam e bem-casados que não saem como o esperado, Danielle apresenta não só as sobremesas, como também drinques.

Planos para o futuro

Com a nova fase televisiva estreando, Danielle espera difundir os conhecimentos sobre confeitaria para um público ainda maior que o da web. “É bem mais fácil divulgar um vídeo na internet, mas como tem um volume enorme de conteúdo que as pessoas produzem, muita coisa acaba se perdendo. Na TV é possível alcançar gente que não está na rede”.

Além disso, a apresentadora quer mostrar que um programa sobre comida não precisa ser tradicional. Pode ter personalidade e combinar gastronomia e lifestyle. As novas temporadas trazem além de receitas clássicas francesas com o toque da confeiteira, entrevistas com chocolatiers da França.

A confeitaria holandesa acabou ficando só na ideia. “Volto para o Brasil no final de maio e tenho alguns projetos que quero realizar por aí”. Mas uma coisa Danielle não nega: a possibilidade de, no futuro, lançar seus próprios produtos.