Topo

"Oscar" da gastronomia terá versão latino-americana em setembro

Améria Latina ganha versão própria do "Oscar" da gastronomia - Divulgação
Améria Latina ganha versão própria do "Oscar" da gastronomia Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

29/04/2013 19h54

Está confirmada para o dia 04 de setembro, em Lima, no Peru,  a divulgação dos Latin America's 50 Best Restaurants, edição regional da premiação realizada pela revista inglesa "Restaurant", considerada o "Oscar" da gastronomia. Em Lima serão eleitos os 50 melhores restaurantes latino-americanos. O anúncio acontecerá na mesma época do evento gastronômico Mistura, realizado anualmente na capital peruana.

A premiação começou a expandir suas fronteiras no início desse ano, com o lançamento da versão asiática em fevereiro e agora dá andamento à expansão com a edição latina. Segundo a organização, a iniciativa visa reconhecer a diversidade gastronômica da região, que está em concordância com as tendências culinárias globais.

A lista é criada a partir da Academia dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, formada por um grupo de mais de 250 líderes da indústria de restaurantes, cada um selecionado por sua perícia no cenário gastronômico local. A academia divide-se em quatro regiões: México e América Central, América do Sul (Norte), América do Sul (Sul) e Brasil.

Cada região tem seu próprio painel de 63 membros, incluindo entre eles um presidente para liderar. O painel está formado por jornalistas e críticos gastronômicos, chefs, donos de restaurantes e "gourmets".  Cada membro do painel tem sete votos. Dos sete votos, pelo menos três devem ser utilizados para reconhecer os restaurantes fora de seu país de origem.
 
 Brasil é o único latino-americano na lista dos 10 melhores

Apesar de ter perdido duas posições, o restaurante D.O.M., do chef brasileiro Alex Atala, se manteve na lista dos 10 mellhores restaurantes do mundo (World's 50 Best Restaurants) , divulgada nessa segunda (29). A casa paulistana é a única da América Latina a figurar no ranking entre as 10 primeiras posições. O peruano Gastón Acurio, subiu 20 posições na lista, colocando o seu Astrid y Gastón, em Lima, no Peru, no 14ª lugar.  

Ao contrário do D.O.M, a também brasileira Helena Rizzo subiu no ranking. O paulistano Mani, saiu da 51ª para a 46ª, passando assim a fazer parte da lista dos 50 melhores do mundo.  Já o restaurante carioca Roberta Sudbrack, que leva o mesmo nome da chef, desceu para da 71ª para a 80ª posição.

Categorias dos Prêmios Individuais dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina:

•      Prêmio Cusqueña Melhor Restaurante na América Latina
•      Prêmio pelo Conjunto de sua Obra
•      Prêmio Veuve Clicquot Melhor Chef Feminina da América Latina
•      Prêmio ao Chef Predileto selecionados pelos Chefs.
•      Prêmio ao Restaurante  com mais potencial para entrar na lista
•      Prêmio para o restaurante com maior número de votos em cada país

Leia mais:

Conheça a lista completa dos 50 melhores restaurantes do mundo

Alex Atala é um dos 100 mais influentes do mundo da revista "Time"

Alex Atala lança cestas de Natal com produtos brasileiros usados por chefs renomados

D.O.M. de Alex Atala é eleito 4º melhor restaurante do mundo