Topo

Inspirado em receita inglesa, Bolo de Noiva é tradição no Nordeste

Do UOL, em São Paulo

16/05/2013 15h13

Mês de maio em Pernambuco é mês de Bolo de Noiva. Receita tradicionalíssima do nordeste, é inspirada no Bolo Inglês e leva na preparação passas, frutas cristalizadas e ameixa.

“Os ingleses trouxeram a receita original: um bolo simples de massa branca, recheado com frutas cristalizadas e uvas passas".

Com o tempo,  os pernambucanos fizeram adaptações. “Incluímos a ameixa e também a cobertura de glacê à base de açúcar, claras e suco de limão”, explica a doceira Ana Paula Paiva, especialista na sobremesa.

Hoje, a receita é tão famosa no estado que cada família tem sua receita de bolo de noiva. “Há quem coloque mais ameixa, menos uva passa, mas o hábito de fazer o doce se mantém", diz.

Também não há casamento sem o tal bolo, já que uma tradição dita que os noivos devem comer um pedacinho depois de um ano de casados. A lenda diz que dá sorte. “O bolo de noiva é o ponto alto das festas de casamento e quase todo casal cumpre a tradição. São feitos bolos de três ou quatro andares que depois são guardados para as bodas de um ano”, conta Ana.

Geralmente a iguaria é embalada em plástico filme e congelada. Ana garante que não estraga. “Fica até mais saboroso depois de um ano”, brinca a chef, que chega a vender cerca de 20 unidades da receita por mês.  

E não é só de casamento que vive o bolo de noiva. “As pessoas aqui gostam tanto que já virou sinônimo de festa. Batizados, primeira comunhão, Natal e Ano-Novo, qualquer ocasião especial é motivo para servir o bolo, até nos almoços de domingo”, finaliza.