Topo

Café e leite: conheça os segredos desta combinação clássica

Larissa Januário

Do UOL, em São Paulo

24/05/2013 09h00

No dia 24 de maio, é comemorado o Dia Nacional do Café. Nada mais justo que celebrar a data com uma das combinações mais antigas do mundo: café e leite. Independentemente da proporção, baristas e bartenders de todo o mundo concordam que essa é uma das harmonizações mais certeiras, tanto que serve de base para inúmeros coquetéis, alcoólicos ou não.

“Misturar café com leite é algo que vem de tempos imemoriais, mas alguns registros históricos informam que essa combinação se tornou notória na Europa no século 18, quando os primeiros caffès (lugares que serviam a bebida) surgiram e se tornaram ponto de encontro da intelectualidade da época”, conta Ensei Neto, consultor especialista em cafés especiais.

O cappuccino, para muitos a receita mais antiga a juntar café e leite, foi criado no século 17. Apesar das variações encontradas hoje com chocolate e canela, originalmente era preparado apenas com leite e adoçado com mel. Para os italianos, o cappuccino é rigorosamente preparado com café expresso e leite, na proporção de um terço de café, um terço de leite vaporizado e um terço de espuma de leite. A adição de chocolate é um hábito brasileiro que não existe na Itália.

No Brasil, a combinação café e leite sempre foi uma forma de apresentar o café coado às crianças e jovens. “O pingado e suas variações, incluindo a média, sempre foram o caminho natural para introdução ao café”, comenta Ensei. Talvez pela abundância dos dois ingredientes por aqui. 

Com a chegada das máquinas de expresso e seus baristas no final do anos 1980, as receitas italianas começaram a ganhar espaço por aqui e hoje muitas padarias preparam o “pingado” e a “média” com o expresso diluído (conhecido também como “carioca”) adicionado do leite aquecido e, eventualmente, vaporizado.

Café com um pouco de leite ou leite com um pouco de café?
Geralmente, o que varia nos drinques de café com leite é a proporção de um e outro ingrediente e, em alguns casos, o método como são preparados. Há bebidas em que o café entra coado e outras (de origem italiana) em que tem de ser expresso. Há também aquelas em que o leite entra como espuma ou creme.

Com a popularização, criou-se um entendimento de que o expresso resultava num café melhor que o coado. “Na realidade, são apenas métodos diferentes que resultam em bebidas com características distintas. O que realmente interfere na qualidade final são os grãos. Grãos de qualidade inferior sempre darão xícaras de café medíocres, independentemente do serviço empregado”, alerta Ensei.

Em maio de 2010 um grupo de brasileiros apaixonados por “pingado” criou o movimento “Eu Adoro Pingado”. Todo dia 25 de maio os entusiastas do café com leite postam nas redes sociais, em blogs e em sites informações sobre o tema e percorrem padarias e cafeterias provando o drinque, que hoje ganhou aura retrô.
Ensei Neto é uma dessas pessoas, e é dele o texto que enumera os dez mandamentos do bom pingado. Veja abaixo:

Mandamentos do bom pingado

1) O café, base do "pingado", tem de ter boa procedência e qualidade (um café de boa qualidade é delicadamente adocicado)
2) O preparo de café tem de ser correto, seja como cafezinho (no coador de pano ou papel) ou como expresso. (quantidade certa de pó e qualidade da água, devem ser observadas)
Café gostoso é o preparado na hora, de preferência (não deixe o café por muito tempo em garrafa térmica ou sob aquecimento, pois isso leva à oxidação e, portanto, a uma perda de sabores)
4) Se o seu "pingado" for feito com expresso, o café poderá ser diluído como um "carioca" antes da adição do leite (diluir o café, sim; diluir o leite, nunca)
5) Use leite de boa procedência sempre
6) O leite pode ser integral, semidesnatado ou desnatado (o ideal é usar o integral)
7) Evite ferver ou aquecer continuamente o leite (isso é importante para que não percam o sabor nem as qualidades nutritivas)
8) O "pingado" requer apenas um pouco de leite, o suficiente para criar uma cor de caramelo ao se combinar com o café (a "média" é uma variação que leva mais leite, até o "meio a meio")
9) Adoce a gosto (lembre-se, porém, de que um bom café e um bom leite são levemente adocicados por natureza)
10) Sendo um autêntico café da manhã, recomenda-se como acompanhamento do "pingado", um perfumado pão na chapa