Topo

Casa no Rio subverte a ordem e os sabor dos pratos com menu invertido

Carol Zappa

Do UOL, no Rio

05/06/2013 17h34

Você chega ao restaurante, senta-se à mesa, e logo recebe... a conta. No papel, um recadinho de boas-vindas do chef Roland Villard. Em seguida, vem o cafezinho. Na verdade, um café gelado com uísque, versão do famoso Irish Coffee. Ou um chazinho de hibisco e capim-limão...

Alguma coisa está fora da ordem? Não, tudo certíssimo com o novo menu "à l’envers" -ou menu invertido- do Le Pré-Catelan, criado por Villard para o requintado restaurante do hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Da ordem dos pratos aos sabores, tudo vira do avesso. Os trabalhos começam pelos petit fours -biscoitinhos e docinhos servidos no final da refeição com um cafezinho- que viram couvert, como o financier e profiterole. Salgados, claro. O primeiro é de salmão defumado e cream cheese de limão; já o profiterole é recheado com um leve creme de atum ao curry.                                                                             

Divertir e surpreender
Para a entrada, a sobremesa. Que tal um sorvete? A aparência até engana, mas o sabor é de manjericão, e ainda vem acompanhado de madeleines de tomate e uma clássica bavaroise (espécie de mousse) de couve-flor e vieiras. Ou então uma torta tatin de maçã, servida com foie gras grelhado ao molho de frutas secas. Há ainda a opção do mil-folhas,  onde no lugar do creme de baunilha, entra um recheio de mousse de queijo parmesão e cogumelos marinados.

Mas a brincadeira está só começando. A partir daí, o cardápio segue subvertendo os sabores e divertindo o paladar. Para o prato principal, pode-se escolher entre o filé de badejo com carpaccio de foie gras e alecrim com risoto de frégola (uma massa da Sardenha) ou o entrecôte (contrafilé), acompanhado de batata recheada com uma original marmelada de gorgonzola, ao molho de licor de vinho. Outra sugestão do menu é o peito de frango caipira com molho de camarão de água doce. Para acompanhar, o flan ganha ingredientes inusitados: milho e legumes.

O final da refeição reserva algumas surpresas. Sopa, terrine ou carpaccio devem sempre abrir a refeição? Não. Aqui, os primeiros serão os últimos: a sopa minestrone, geralmente feita com legumes, ganha uma versão de frutas com baba ao rum e chantilly; a terrine é de fondant de chocolate e avelã, servida com sorvete de caramelo; e o carpaccio traz finas fatias de manga.

O menu de três cursos, com dois couverts, uma entrada, um prato principal e uma sobremesa, sai por R$ 195 e pode ser provado até o fim de agosto. “Entre as vocações da gastronomia estão dar prazer, divertir e surpreender. Acho que este menu consegue estas três coisas, respeitando a vocação dos ingredientes e a alta gastronomia francesa”, explica Villard. Tudo na mais perfeita ordem.

:: Serviço:
Le Pré Catelan
Av. Atlântica, 4.240, nível E,  Rio de Janeiro, RJ
Tel.: 21 2525-1160
Preço: R$ 195,00 + 10% por pessoa (inclui dois couverts + 1 entrada + 1 prato principal + 1 sobremesa)

Quer saber mais sobre bares e restaurantes? Visite o Guia UOL