Topo

Segunda edição do concurso "Melhor PF do Brasil" terá participação do público

Galinhada Santa Ana, do Santa Ana Bistro, em São Paulo, prato campeão de 2012 - divulgação
Galinhada Santa Ana, do Santa Ana Bistro, em São Paulo, prato campeão de 2012 Imagem: divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/06/2013 19h13

Vão até o dia 9 de julho as inscrições para o concurso que vai eleger o melhor PF do Brasil. Nessa segunda edição da disputa o público terá a oportunidade de participar indicando os restaurantes e suas receitas prediletas de prato feito. Quem fizer mais indicações, ainda concorre a uma vaga como representante popular na banca de jurados da final.

Serão 10 as receitas finalistas que irão para votação popular. Os cinco PFs mais votados serão submetidos ao crivo de uma bancada de jurados composta por profissionais do setor, que definirá os melhores.

A premiação acontecerá em setembro, em São Paulo, e os vencedores levarão mais de R$ 100 mil em prêmios. Para participar, os estabelecimentos devem cadastrar uma receita no valor máximo de R$ 30 e enviar uma foto do prato.

No ano passado, o concurso contou com a participação de mais de 60 restaurantes de diversas cidades brasileiras. Os eleitos foram: em primeiro lugar, a Galinhada Santa Ana, do Santa Ana Bistro, de São Paulo (SP), em segundo, o PF Peixe Crocante, do Restaurante Ponto X, de Pedreiras (MA) e, em terceiro, o Nhoque de Quiabo com Confit de Frango, do Restaurante Santa Receita, também de São Paulo (SP).

Caçadores de Comida

Nessa edição, os internautas podem ainda acompanhar a websérie “Em Busca do Melhor PF”. Os vídeos serão veiculados no blog Destemperados -espécie de guia de bares e restaurantes colaborativo-, divididos em 10 capítulos estrelados pelos blogueiros.  

Toda semana até o final do concurso, um food hunter (caçador de comida, como são denominados os membros do Destemperados), têm a missão de encontrar um restaurante e provar um prato feito. Se aprovadas, as receitas são indicadas à inscrição no concurso de Melhor PF do Brasil.

Segundo a organização, o objetivo da série é desmistificar a ideia de que PF é sempre o já conhecido arroz, feijão, bife e batatas fritas e mostrar as peculiaridades dos pratos de norte a sul do País.