Topo

São Paulo ganha centro de treinamento internacional especializado em chocolate

Do UOL, em São Paulo

24/06/2013 19h56Atualizada em 24/06/2013 19h59

A Barry Callebaut, uma das maiores fabricantes de produtos de cacau e chocolate gourmet do mundo, inaugura em São Paulo (SP), a Chocolate Academy, seu primeiro centro de treinamento da América Latina. O objetivo é oferecer aulas sobre técnicas, receitas e tendências para chefs, confeiteiros, artesãos e gourmands interessados em se especializar no ingrediente.

A nova sede é a 15ª do grupo no mundo e ocupa 473 m² do prédio da marca na avenida Paulista. A estrutura conta com uma cozinha industrial com bancadas individuais de mármore para temperagem (choque térmico) do chocolate, além de equipamentos e utensílios necessários. Há também um auditório, vestiário e um café, onde podem ser servidas refeições para os alunos que participarem de cursos intensivos.

Os cursos oferecidos são classificados como básicos (níveis iniciante, intermediário e avançado) ou especiais (temáticos, com professores convidados) e todos requerem um conhecimento prévio do manuseio básico do chocolate. As aulas práticas têm turmas de, no máximo, 16 alunos. Já as teóricas podem ter até 32 participantes. A carga horária varia de três horas a três dias e os preços vão de R$ 90 a R$ 1.900.

Técnicas e tendências

A execução do projeto foi coordenada pelo chef francês Bertrand Busquet, consultor técnico da filial brasileira, que comandou a obra, escolha dos equipamentos e será o professor principal da unidade local.

Busquet também é responsável pela equipe técnica da escola, grade de cursos e workshops, além de convidar instrutores estrangeiros para dar aulas especiais em São Paulo. "Os alunos terão um painel abrangente de cursos para atender a diversas demandas, como a confecção de bombons, confeitaria, noções de fermentação, sobremesas montadas nos pratos e outras modalidades”, explica.

O calendário da Chocolate Academy terá convidados de outros países -e do Brasil- que irão compartilhar técnicas e tendências com o público brasileiro. Instrutores de outras unidades da Barry Callebaut virão a São Paulo: hoje a Chocolate Academy tem unidades na Bélgica, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Índia, Inglaterra, Malásia, México, Polônia, Suíça e Rússia. “Muitos brasileiros viajam para fazer cursos na Europa e América do Norte, mas agora vão encontrar aqui estrutura e conteúdo de alto nível para não terem que ir tão longe”, avalia Busquet.

Serviço:
Av. Paulista, 1048, 12º andar, São Paulo, SP
Tel.: 11 2123-7955
www.chocolate-academy.com