Topo

Doce misto de croissant e donut é mania em Nova York; casa em São Paulo faz sua versão da guloseima

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL

26/06/2013 20h11

Um doce que mistura a massa leve e amanteigada do croissant com a textura crocante, fofinha e o formato redondo do donut é a nova mania entre os "foodies" (aficionados por comida) nova-iorquinos.

O cronut, como foi batizado, chegou às prateleiras da padaria do confeiteiro Dominique Ansel, no SoHo, em maio último. Desde então, o público têm enfrentado filas de pelo menos duas horas para provar a guloseima. Mas isso não garante que eles saiam de lá de barriga cheia: o confeiteiro assa no máximo 250 unidades do produto por dia.

Ansel teria feito mais de 10 tentativas antes de chegar à receita final -hoje, ele não revela a temperatura do óleo para deixar a massa fofa e sequinha e muito menos seu modo de preparo.

No Brasil, o cronut já pode ser encontrado no Empório Santa Maria, em São Paulo. Na receita da casa, o quitute é levemente frito antes de receber um recheio de creme de baunilha e finalizado com uma camada de açúcar. As fornadas sairão diariamente a partir das 16h30 e a casa lançará mensalmente um novo sabor do doce cujo preço é de R$ 86 o quilo.