Topo

Guia lista restaurantes genuinamente italianos do Rio de Janeiro e de São Paulo

Livro traz ainda a história da gastronomia, dos pratos e ingredientes de cada região do país - Divulgação
Livro traz ainda a história da gastronomia, dos pratos e ingredientes de cada região do país Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/06/2013 16h27

Os amantes da gastronomia italiana agora têm onde pesquisar sobre restaurantes com esse estilo de cozinha. O "Grico - Guia de Restaurantes da Comunitá Italiana", é o primeiro lançamento do gênero no Brasil, cuja proposta é servir de roteiro para quem quer conhecer a verdadeira cozinha do país.

"Foi grande desafio fazer e lançar esse guia, pois são mais de 20 mil  restaurantes com nomes que remetem à Itália, mas poucos são os que realmente seguem a tradição e usam os produtos originais, controlados e sem agrotóxicos", conta Pietro Petraglia, editor da publicação. "Na verdade, a grande maioria não utiliza nem produtos e nem técnicas originais italianas", completa.

Petraglia conta que o trabalho de compilar as casas foi feito seguindo as orientações da Academia de Cozinha Italiana, órgão com sede em Milão e que atua no exterior com o intuito de salvar as tradições do país. Outra bússola foi o selo Ospitalittà Italiana, concedido aos restaurantes pela Câmara de Comércio do país.

Além de informações detalhadas sobre cada um dos mais de 100 estabelecimentos no Rio e em São Paulo, o livro ainda traz em suas 224 páginas, a história ilustrada da culinária italiana da antiguidade aos tempos atuais, os pratos e ingredientes típicos de cada região do país e os mais usados em antepastos, doces e bebidas. Sem esquecer claro, de massas e molhos.

Segundo Petraglia, a ideia é que a próxima edição -ainda sem data de lançamento- contemple estabelecimentos de outras regiões do Brasil.

Serviço:
"Grico – Guia de Restaurantes da Comunitá Italiana"
Editora Comunitá
Preço: 49,90