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Confeiteiros criam brigadeiros de sabores inusitados como cerveja e vinho

Larissa Januário

Do UOL, em São Paulo

10/07/2013 19h08

Foi-se o tempo que o brigadeiro era um mero docinho que integrava a mesa das festas infantis. Elevado ao status de doce gourmet, atualmente leva ingredientes sofisticados como pistache, avelã e chocolate de denominação de origem controlada.

Virou febre entre os amantes de doce e agora doceiros em todo o Brasil criam receitas cada vez mais diferentes. É o caso da jovem doceira Denise Aruquia e seu parceiro Thiago Cabral que, há menos de um ano, criaram a Rir Brigaderia para complementar o orçamento.

“Tínhamos acabado de sair da casa dos nossos pais e precisávamos de mais dinheiro, mas como já tem muita gente vendendo brigadeiro, inventamos sabores diferentes para nos destacar”, conta a doceira. Entre os ingredientes inusitados das receitas estão cerveja, caipirinha, abóbora e milho verde.

A ideia do brigadeiro de cerveja veio graças a um bate papo com desconhecidos no Mercado Municipal de São Paulo. “Tivemos que dividir a mesa da lanchonete com uma turma de Belo Horizonte porque o local estava lotado. No meio do papo um deles falou que adorava comer brigadeiro com cerveja. Decidi fazer testes até que cheguei na receita final, que leva a bebida do estilo Pilsen”, revela Denise.

Esse foi só o primeiro da lista. O cardápio da Rir Brigadeiria hoje conta com 31 sabores, entre eles vinho do porto, bem casado, goiabada com parmesão e abacaxi com hortelã. A criadora garante que os as combinações harmonizam muito bem, levando em conta sabores que fazem parte da gastronomia brasileira. “Os alcóolicos e os festivos, como o bem casado, são os mais vendidos”.  

A produção da Rir Brigadeiria é artesanal e as vendas são feitas pela internet, no Facebook. “Atendemos às encomendas na nossa página, que também tem um pouco de humor”, explica Denise. Aliás, foram as tirinhas humorísticas criadas pelo sócio Thiago para a página deles na rede social que deram origem ao nome da pequena empresa. Parece que deu certo. A dupla chega a vender 1300 brigadeiros por mês pela internet, em eventos como Feirinha Gastronômica e Mercadinho Chic em São Paulo.