Topo

Chef sul-africano pode ser deportado da Nova Zelândia por obesidade

Com quase 1,78 de altura e 127 quilos, o IMC do cozinheiro passa de 40 - Thinkstock
Com quase 1,78 de altura e 127 quilos, o IMC do cozinheiro passa de 40 Imagem: Thinkstock

Do UOL, em São Paulo

30/07/2013 12h39

Morando na cidade neozelandesa de Christchurch há seis anos, o chef Albert Buitenhuis agora corre risco de ser deportado do país por "estar fora do padrão aceitável de saúde", segundo palavras do serviço de imigração reproduzidas pelo jornal inglês The Sun.

O curioso é que ele e sua esposa renovam o visto anualmente neste período, e o peso ou a saúde do cozinheiro nunca foram questionados, apesar de Buitenhuis ter emagrecido cerca de 30 quilos desde que chegou ao país. 
 
Com quase 1,78 de altura e 127 quilos, o chef tem um Índice de Massa Corporal que ultrapassa os 40 pontos e o coloca na faixa correspondente à obesidade mórbida. De acordo com as autoridades da Nova Zelândia, o IMC limite para liberação do visto de trabalho é de 35. 
 
O país enfrenta uma alta taxa de obesidade, com 26% da sua população considerada acima do peso, o que sobrecarrega o sistema de saúde nacional e eleva os gastos com serviços médicos para tratamento de diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e outros males ligados ao sobrepeso.