Topo

Tradicional queijo mineiro é tema de mostra no Mercado Municipal

Seleção de queijos da Serra da Canastra (MG) - Iara Venanzi
Seleção de queijos da Serra da Canastra (MG) Imagem: Iara Venanzi

Do UOL, em São Paulo

01/08/2013 17h16

Os famosos queijos das serras de Minas Gerais são tema de uma exposição fotográfica no Mercado Municipal, no centro de São Paulo.

Promovido pelo Sesc Carmo, a mostra gratuita “Rota do Queijo” traz imagens do fotojornalista João Correia Filho detalhando a produção tradicional do produto na Serras da Canastra e do Salitre e na cidade de Serro, da busca do gado no pasto até a comercialização.

Esse tipo de queijo chegou a ter sua comercialização proibida pela legislação sanitária em 2001, por conta do uso de leite cru em sua fabricação.
No entanto, os produtores locais, com ajuda do poder público e de movimentos como o Slow Food, conseguiram reverter a legislação, permitindo que as técnicas antigas –surgidas no século 18– fossem mantidas. Atualmente, cerca de 30 mil famílias são responsáveis pela produção do queijo em Minas Gerais.

A exposição estará aberta ao público de 1º. de agosto até 30 de setembro, exceto no dia 11 de agosto, quando o Mercado estará fechado ao público. A mostra será depois sediada em outros mercados municipais da cidade em esquema itinerante.

Serviço:
Exposição fotográfica "Rota do Queijo"
Mercado Municipal Paulistano: R. da Cantareira, 306, Centro, São Paulo
Segunda a sábado, 6h às 18h. Domingos, 6h às 16h