Topo

Jamie Oliver serve hambúrguer no estádio do Manchester City, na Inglaterra

O chef britânico Jamie Oliver, que tem um longo histórico de lutas contra a indústria alimentícia - Ben Stansall/AFP
O chef britânico Jamie Oliver, que tem um longo histórico de lutas contra a indústria alimentícia Imagem: Ben Stansall/AFP

Do UOL, em São Paulo

06/08/2013 15h30Atualizada em 06/08/2013 19h10

O chef britânico Jamie Oliver está ampliando sua área de atuação. Depois de vários restaurantes e programas de TV, Oliver agora é o responsável pela comida servida no Etihad Stadium, estádio do time inglês Manchester City.

O chef esteve recentemente no local para lançar a proposta do novo menu para os fãs de futebol. Para a ocasião, convidou um seleto grupo de apenas sete torcedores, que deram seu aval sobre a comida. As tortas –que são as preferidas dos torcedores– ainda continuam no cardápio, que ganhou reforço com batatas fritas, cachorro quente e hambúrguer. Nos dias de jogos, cerca de 700 funcionários irão servir as guloseimas do estádio, tanto no campo quanto nas áreas privadas.

FAST FOOD SAUDÁVEL

Em 2012, em um programa da série "Jamie Oliver's Food Revolution", exibida pelo canal ABC, Oliver se envolveu em uma polêmica quando denunciou a rede de fast food McDonald's pelo uso de hidróxido de amônia em seus hambúrgueres. O hidróxido de amônia, usado em geral como conservante pela indústria alimentícia, era utilizado pelo McDonald’s para derreter a gordura das peças de carne, que depois eram lavadas e moídas para formar os sanduíches servidos pelas lanchonetes nos EUA. Após a denúncia de Oliver, a rede de fast food baniu o uso da substância em seus hambúrgueres.

Jamie Oliver tem um longo histórico de lutas contra a indústria alimentícia, em especial com a comida servida para as crianças. Em seu programa “Jamie’s School Diners”, de 2005, ele acompanhou a mudança do cardápio da cantina de uma escola em Londres, onde eram servidos apenas alimentos industrializados e de baixa qualidade. Após a exibição do documentário, uma campanha maciça conseguiu alterar as merendas servidas em todo o Reino Unido. 
 
Na versão original desta reportagem, o UOL informou incorretamente que o uso do hidróxido de amônia no McDonald´s havia sido suspenso na semana passada. Na verdade, o produto não é mais usado na rede de fast food desde o ano passado. O UOL corrigiu a informação e publicou uma errata.