Topo

Documentário mostra histórias de chefs franceses "exilados" no Brasil

Do UOL, em São Paulo

15/08/2013 18h36

A história de chefs premiados como Erick Jacquin (do Tartar et Co) e Emmanuel Bassoleil (atualmente no hotel Unique) foi transformada em um documentário que estreia nesta sexta-feira (16) em São Paulo.
Por que Você Partiu?”, de Eric Belhassen, mostra a vida de seis chefs franceses que decidiram se radicar no Brasil, e como a decisão foi vista pelos familiares que permaneceram na Europa.

A vida longe da família, do idioma e do “terroir é o fio condutor das entrevistas com os chefs Laurent Suaudeau, Alain Uzan (do Avek), Frédéric Monnier (sócio do Brasserie Rosário, no Rio de Janeiro) e Roland Villard (do Le Pré Catelan), além de Bassoleil e Jacquin --que foi quem sugeriu o tema para o diretor. 

Belhassen era pesquisador do Institut National Agronomique, e trocou a França pelo Brasil há 15 anos. Durante as filmagens, ele foi até o país conversar com os familiares dos chefs, que mostram muitas vezes não compreender a decisão dos filhos de ir morar em um país tão longe como o Brasil.

O documentário também mostra como foi difícil a adaptação dos cozinheiros ao novo endereço, com pratos, costumes e clima bem diferentes do que eles estavam acostumados.