Topo

Helena Rizzo, do Maní, ganha prêmio de melhor chef da América Latina

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

19/08/2013 13h06

A chef brasileira Helena Rizzo, do restaurante Maní, foi premiada nesta segunda (19) como a melhor chef categoria feminina da América Latina. A chef foi a escolhida de um júri formado por 250 especialistas da indústria gastronômica da região.

A nomeação faz parte da premiação dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina da revista inglesa "Restaurant", que premia chefs do mundo inteiro, e tem edições na América Latina e na Ásia.

Na semana passada, o chef peruano Gastón Acurio, dos restaurantes Astrid e Gastón e La Mar (que também tem uma filial em São Paulo), foi eleito o melhor chef na categoria masculina.

Brasil e Espanha
Natural do Rio Grande do Sul, Helena Rizzo descobriu a paixão pela cozinha ainda adolescente. Já adulta, passou uma temporada na Europa, onde trabalhou em alguns dos mais renomados restaurantes do continente, como o El Celler de Can Roca, em Girona, Espanha –recentemente nomeado como o Melhor Restaurante do Mundo em 2013.
Lá, ela conheceu o espanhol Daniel Redondo, com quem se casou e abriu o Maní, em São Paulo.

Hoje, o Maní ocupa o 46º lugar no ranking dos melhores restaurantes do mundo da revista "Restaurant", graças à mistura dos ingredientes tradicionais brasileiros preparados com técnicas culinárias internacionais e influência espanhola.

O prêmio de Melhor Chef Mulher da América Latina será entregue a Helena Rizzo na cerimônia de abertura dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina, que acontecerá no dia 4 de setembro, em Lima, no Peru.