Topo

Prêmio celebra o melhor da comida de rua nos Estados Unidos

Do UOL, em São Paulo

24/08/2013 09h00

A cultura dos trailers de comida de rua nos Estados Unidos é tão forte que ganhou seu próprio Oscar.
O Vendy Awards premia as melhores barraquinhas de rua em cinco cidades norte-americanas. A edição mais disputada da competição é a sediada em Nova York, cuja grande final acontece no próximo dia 7 de setembro.

Os participantes concorrem em categorias como melhor sobremesa, melhor barraca de mercado e estreante do ano. O público indica seus endereços preferidos no site da competição, e um corpo de juízes –todos da área de gastronomia—escolhe os finalistas.   

Na final, os cinco concorrentes em cada categoria preparam seus pratos para os juízes e visitantes em um grande evento gastronômico na região do Brooklyn, com bebidas por conta da organização do evento. Entre os competidores estão trailers especializados em comida irlandesa, pratos vegans e lagostas.

De acordo com os organizadores, o Vendy é “festival para expressar nosso respeito e nossa gratidão pelos vendedores e tudo o que eles fazem por nós”. Os ingressos para a final do concurso ajudam a ONG “Street Vendor Project”, que oferece auxílio jurídico, treinamento e empréstimos para os cozinheiros de rua.

Todos os anos, a organização do Vendy Awards nomeia um “herói do ano”, cozinheiro que tenha se destacado para ajudar sua comunidade. Na edição de 2013, no entanto, a direção do evento escolheu homenagear 54 "food trucks" que se uniram para alimentar vítimas do furacão Sandy, que provocou grandes estragos na cidade em outubro passado.