Topo

Feira gastronômica no Peru reúne "clube" dos principais chefs do mundo

Expositores de chocolate na Feira Mistura, que acontece de 6 a 15 de setembro em Lima, no Peru - Divulgação/mistura.pe
Expositores de chocolate na Feira Mistura, que acontece de 6 a 15 de setembro em Lima, no Peru Imagem: Divulgação/mistura.pe

do UOL, em São Paulo

26/08/2013 16h30

A sexta edição da feira Mistura, principal evento culinário da América Latina, reúne 20 dos chefs mais premiados do mundo para um grande encontro de discussão da gastronomia.

O evento, que acontece em Lima entre os dias 6 e 15 de setembro, traz alguns dos cozinheiros no topo da influente lista “50 Best” da revista inglesa “Restaurant”, tais como Rene Redzepi (do finlandês Noma), Massimo Bottura (do Osteria Francescana, na Itália) e Andoni Luis Aduriz (do Mugaritz, na Espanha) –respectivamente segundo, terceiro e quarto lugar do ranking da publicação.

Os brasileiros Alex Atala (do D.O.M.) e Thiago Castanho (do Remanso do Peixe, em Belém do Pará) fazem parte dos convidados do Encontro Gastrônomico Internacional Mistura, que também traz nomes como o premiado francês Alain Ducasse, três estrelas no guia "Michelin", e novos chefs como Daniel Humm (do Eleven Madison Park, nos Estados Unidos) e Iñaki Aizpitarte (do francês Le Chateubriand).

O encontro, comandado pelo chef peruano Gastón Acurio, idealizador do evento, pretende ser um espaço de reflexão e de debates, onde o público terá a chance de conhecer as últimas tendências culinárias e criações dos chefs, que poderão apresentar o que estão criando de novo em suas cozinhas.

Barraquinhas disputadas

O Mistura acontece desde 2008, e reúne mais de 350 estandes com restaurantes e barracas de comida de rua vindas de todas as partes do Peru. O evento é conhecido por atrair grandes multidões: em 2012, foram mais de 500 mil visitantes em dez dias de festival. 

Além da comida de rua e das palestras com chefs internacionais, o evento também traz exposições de produtos agropecuários e premiações, como a de melhor chef jovem, melhor drinque com pisco e melhor sobremesa, entre outros.

Para este ano, aproveitando que a feira está instalada em um centro de exposições à beira-mar, a organização preparou um aquário para mostrar a diversidade de peixes do país e alertar os visitantes para a importância do cuidado com o oceano e seus recursos.